Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Tom Lyra participou da abertura do evento e apresentou um panorama do turismo de pesca

Tom Lyra participou da abertura do evento e apresentou um panorama do turismo de pesca Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Tom Lyra participou da abertura do evento e apresentou um panorama do turismo de pesca Tom Lyra participou da abertura do evento e apresentou um panorama do turismo de pesca

O governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realiza nesta segunda-feira, 9, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), o primeiro módulo do curso de capacitação de condutores de pesca esportiva, que é destinado aos pescadores profissionais e amadores do Estado.  A capacitação faz parte do projeto do contrato de financiamento via Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

Ao todo, 37 pessoas participam do curso de pesca esportiva. A capacitação será realizada em cinco módulos e tem como propósito qualificar os participantes no sentido de conduzirem atividade, com base no que eles já desenvolvem. O segundo módulo ocorrerá na próxima segunda-feira, 16. Já os demais módulos serão realizados a partir de janeiro de 2020.

Durante as capacitações, os participantes receberão informações sobre os conceitos da pesca esportiva, prática, instrumentos locais, modalidades de pesca, espécie nativas, preservação, sustentabilidade, turismo esportivo, primeiros socorros, inglês instrumental, legislação. Após a conclusão da capacitação, os participantes receberão certificados que darão credibilidade para o exercício da profissão, oferecendo aos turistas segurança e um serviço de excelência. Os certificados serão validados e emitidos pelo Governo do Estado em conjunto com o consórcio Nippon Koei Lac - Ruschmann.

Para o representante da Associação da Aldeia Indígena Javaé Boto Velho, localizada na Ilha do Bananal, Carlinhos Javaé, a qualificação é fundamental para aprimorar a atividade da pesca esportiva na comunidade. “A qualificação permitirá melhorar a qualidade do nosso trabalho, pois recebemos turistas brasileiros e de vários países. Nesse sentido, poderemos atrair mais turistas e garantir a geração de renda para nosso povo, além de garantir a preservação do meio ambiente", acredita.

O presidente da Adetuc, Tom Lyra, participou da abertura do evento e apresentou um panorama do turismo de pesca e das ações que a pasta vem realizando a fim de promover o desenvolvimento econômico e social. “Uma das orientações do governador Mauro Carlesse é promover a profissionalização da base primária da pesca esportiva. A profissionalização dos operadores, guias e trade do turismo, busca realizar um ordenamento de toda a cadeia da pesca esportiva, gerando mais empregos e renda”, destacou Tom Lyra

O curso também será realizado, na próxima quinta-feira, 12, no município de Peixe, a 296 km de Palmas, onde estão previstas a participação de 40 pessoas.