Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Cirurgias de adenóide, ginecológicas, gerais e plásticas de reconstrução mamárias foram realizadas nos hospitais de Palmas, Araguaína, Gurupi e Augustinópolis. As cirurgias aconteceram no último final de semana, dentro do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), o Opera Tocantins.

Os procedimentos foram realizados da seguinte forma: 28 no Hospital de Referência de Araguaína; dois no Hospital de Referência de Gurupi; sete no Hospital de Referência de Augustinópolis; nove no Hospital Infantil de Palmas e cinco no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O cirurgião plástico, Giovanni Augustus Morais, que participou dos procedimentos de reconstrução da mama no HGP, explicou que “são pacientes que tiveram câncer de mama e precisam realizar a reconstrução tardia, tivemos casos de baixa complexidade, com pacientes que fizeram a reparação na auréola e mamilos e de alta complexidade, com a reconstrução completa das mamas”.

A paciente Antonina Coelho de Arruda, de 45 anos passou pelo procedimento e falou da felicidade em ser atendida. “Eu aguardava a cirurgia há três anos, desde um tratamento de câncer que tive em 2016. Graças a Deus ocorreu tudo bem, estou muito feliz com o resultado”, declarou.

PAGH Cirúrgico alavanca cirurgias eletivas

Com a valorização dos profissionais e aprimoramento das equipes em unidades estaduais, o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), o Opera Tocantins, alavancou as cirurgias eletivas realizadas no Estado, com objetivo de permitir a ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos de baixa, média e alta complexidade, dirigidos aos pacientes relacionados em lista de espera mantida pela Central Estadual de Regulação, obedecendo às normas próprias do Sistema Único de Saúde - SUS e da Secretaria da Saúde.

Para que os procedimentos se enquadrarem no Programa, eles devem ser realizados aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana, inclusive em período noturno/madrugada, em data definida, desde que não ocorram durante jornada ordinária ou extraordinária de trabalho, oferecendo aos profissionais envolvidos gratificação pelo cumprimento da jornada extra.