Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O desembargador federal Ney Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1), pediu vistas do habeas corpus do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), preso desde o dia 26 de setembro.  Quem julga o pedido de liberdade é a 3ª turma do TRF 1, composta por 3 desembargadores federais. Até o momento do pedido de vistas de Bello Filho, a votação estava com 2 votos a favor de manter Miranda preso.

Já votaram a desembargadora federal Mônica Sifuentes e o juiz Pablo Zuniga. O pedido de vistas de Bello Filho foi feito após a sustentação oral do advogado de defesa de Miranda no caso, Jair Alves Pereira. Quando o julgamento for retomado, os dois outros membros poderão manter ou mudar seus votos.

A defesa do ex-governador sustenta que a prisão é desnecessária, uma vez que, segundo o advogado, os fatos investigados, por terem caráter eleitoral, deveriam ser julgados pela Justiça Eleitoral e não pela Justiça Federal. A defesa alega também que os fatos são antigos, o que não ensejaria a manutenção da prisão preventiva.

Marcelo Miranda e seu irmão, José Edmar Brito Miranda Júnior, estão presos há 75 dias. O ex-governador está em uma sala de Estado Maior do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas. Já Brito Miranda Júnior encontra-se detido na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).

Ainda não há data para a retomada do julgamento no TRF1.