Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Trecho esburacado da TO-050, agora BR-010

Trecho esburacado da TO-050, agora BR-010 Foto: Da web

Foto: Da web Trecho esburacado da TO-050, agora BR-010 Trecho esburacado da TO-050, agora BR-010

Ainda não há previsão de realização de obras e melhorias nos trechos recentemente federalizados das TO’s 050 e 020 - agora BR-010. A informação vem do próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que enviou à redação do Conexão Tocantins uma nota na qual explica que o segmento de rodovia só vai entrar na programação de obras do DNIT após assinatura do chamado termo de transferência e patrimônio, o que ainda não tem data para acontecer.

O trecho da TO-050, entre Palmas e Silvanópolis, bem como da TO-020 de Palmas a Aparecida do Rio Negro, foram incorporados ao patrimônio da União, tornando-se ambos BR-010. A federalização foi publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de janeiro.

Recentemente, o movimento Pró-BR-010 comemorou o anúncio do Governo Federal. “a decisão atende parte das reivindicações do grupo, que luta pela construção da BR-010 no Estado do Tocantins”, manifestou o movimento em nota.

A coordenação do movimento chegou a tentar contato com o DNIT para saber quanto tempo levaria para que o órgão efetivamente assumisse a administração dos trechos e executasse as devidas melhorias. “A população tem pressa, tendo em vista que nos últimos tempos essas estradas vivem em péssimas qualidade”, questiona

Entretanto, as benfeitorias tão esperadas pelas comunidades que seriam beneficiadas pela federalização esbarram na burocracia. “A incorporação se efetivará após a assinatura do Termo de Transferência do Patrimônio, pelo órgão ou entidade estadual competente e pelo DNIT, concluído inventário conjunto, o qual deverá incluir benfeitorias e acessórios dos segmentos de rodovia absorvidos”, conclui a nota enviada pelo órgão, sem dar nenhum prazo para os próximos passos.