Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Delfino Miranda

Beneficiada com incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Tocantins, a  G3 Comercial de Alimentos Ltda (Neresco Indústria e Comércio de Temperos), empresa criada no Tocantins, conquista o mercado nacional após inovar com o lançamento de linha gourmet para churrasco que será comercializada pelo Grupo Pão de Açúcar, a partir de fevereiro deste ano.

O modelo de negócio, desenvolvido em família, tendo à frente o patriarca Onilson Ferreira Cortes e o filho Rafael Neres Cortes (diretor comercial)  foi conhecido pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, durante visita à sede da empresa, localizada no Distrito Industrial Sul, na Capital.

(Foto: Delfino Miranda)

Criada em 1999, a marca Neresco Indústria e Comércio de Temperos comercializa no mercado 180 tipos diferentes de produtos em cinco categorias: Linha de alhos (In Natura e processados), Molhos, Temperos,  Especiarias/Condimentos e Naturais.

Para conquistar o mercado nacional, a marca apostou no lançamento de uma linha de temperos especiais para carnes –Linha Gourmet - com alto valor agregado para  enfrentar a concorrência com outras marcas nacionais.  Na ocasião, o diretor da Empresa Rafael Neres Cortes,  anunciou ao secretário Tom Lyra,  que a empresa fechou contrato com o grupo Pão de Açucar e, brevemente,  os temperos poderão ser adquiridos em uma das 33 lojas do grupo no Centro-Oeste. A empresa também aposta em 2020 no lançamento de novos produtos para conquistar mais mercados.

Marca consolidada no Tocantins, os produtos da Neresco são distribuídos para 70 municípios do Estado, e para parte do Pará e Maranhão.  Atualmente, a empresa emprega 35 funcionários e conta com uma equipe de promotores e vendedores atuando em todo o Estado.”Nosso objetivo é dominar esta região”, reiterou o diretor comercial.  

Com vinte anos de funcionamento, a empresa, há uma ano,  passou a funcionar na sua sede própria no Distrito Industrial Sul, onde foram investidos em torno de R$ 300 mil. O local conta com estrutura projetada para o beneficiamento dos produtos,  um verdadeiro mix de aromas e  sabores.

A empresa, desde 2014, é beneficiada com Regime Especial de tributação, através da Lei Proindústria (Lei nº 1.385 de 09 de julho de 2003). Para o diretor comercial, este benefício, concedido pelo Governo do Estado “tem sido fundamental para reduzir o impacto da carga tributária, permitindo à empresa ter margem de lucro e capital para investimento”.

Aproximação

Durante a visita à indústria, acompanhado da gerente de Assistência à Microempresa, Geanny Carlos Pinheiro, o secretário Tom Lyra conheceu o processo de fabricação dos temperos que já faz parte do dia a dia da culinária tocantinense. Processo que começa na seleção da matéria-prima que vem de importadores do estado de São Paulo e de outras regiões do País.

Na ocasião, Tom Lyra destacou a importância tributária e empregatícia da Indústria que projeta o nome do Tocantins no mercado nacional. O secretário reiterou aos diretores da empresa, que a visita é uma  determinação do governador Mauro Carlesse para promover uma aproximação com as empresas genuinamente tocantinense e as que estão chegando.

”A Neresco é uma indústria que está em fase de expansão nacional e vê o entusiasmo  dos proprietários motiva a gente a continuar neste processo de prestar nosso apoio e assessoramento in loco para compreender as necessidades, os anseios e colocar o Estado à disposição . Estamos muito motivados em saber que o Governo tem dado oportunidade, através dos incentivos fiscais para empresas crescerem.  O Tocantins hoje é um oásis de investimentos, um seleiro seguro para novos negócios por causa desta política de ajuste fiscal adotada pelo Governador Mauro Carlesse ”, destacou Tom Lyra.