Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A BRK Ambiental vem trabalhando continuamente a conscientização de seus clientes sobre o consumo racional de água, pois toda água utilizada de alguma forma voltará ao meio ambiente. Em Palmas, existem três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), onde todo esgoto coletado é 100% tratado. Além disso, ao longo dos anos, a BRK Ambiental trabalha para aumentar sua cobertura com redes de esgoto em todo município, focando na preservação ambiental e na universalização do saneamento.

Em algumas localidades, mesmo com a rede instalada, os moradores ainda não se sensibilizaram sobre a importância da destinação do esgoto para o sistema de tratamento e não se ligaram à rede coletora. “Os imóveis que não estão conectados à rede de esgotamento podem impactar de forma muito negativa o meio ambiente, contaminando o solo, os rios e as praias, ao lançar o esgoto sem tratamento na natureza”, alerta Sandra Leal, engenheira civil da BRK Ambiental.

Sandra explica ainda que, para os imóveis conectados à rede coletora de esgoto há necessidade de atenção quanto ao uso correto do sistema. A rede de esgoto não é dimensionada para receber água de chuva e deve atender às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A destinação correta da água da chuva deve ser feita pelos municípios, com a instalação de galerias pluviais, por exemplo. Lançar a água da chuva irregularmente na rede coletora de esgoto pode causar diversos transtornos para a população, como extravasamento do esgoto e o risco de retorno para dentro dos imóveis”, pontua a engenheira.

Lixo no esgoto

Outro cuidado importante para a manutenção do serviço de coleta e tratamento de esgoto é não jogar lixo na rede coletora. Só em 2019, a BRK Ambiental retirou mais de 500 toneladas de lixo do sistema de esgoto de Palmas. “O despejo de objetos e lixo é a principal causa de obstruções e vazamentos, o que traz prejuízos para toda a população. Para se ter uma ideia, já encontramos na rede coletora um vestido de noiva, brinquedos infantis, sapatos e outros objetos. Outra recomendação é não lançar óleo de cozinha em pias e vasos sanitários”, destaca Sandra Leal.

O tratamento de esgoto exige um tratamento correto, pois a ação consiste em reduzir a carga orgânica e eliminar os agentes patogênicos causadores de doenças. “A Estação de Tratamento de Esgoto faz o que o rio faz, a depuração da carga orgânica, porém de forma muito mais rápida e controlada. O esgoto bruto, quando lançado nos corpos hídricos, consome seu oxigênio, inviabilizando a vida aquática, comprometendo o uso da água para recreação e abastecimento. Por isso, a importância da população que possui a rede instalada aderir ao sistema de esgoto”, explica Sandra.

Segundo a BRK Ambiental, a concessionária cumpre os padrões de qualidade do lançamento do efluente final (o esgoto tratado) nos rios e lagos, conforme as normas técnicas, sendo rigidamente fiscalizada por órgãos externos, como Agência Reguladora e Fundação de Meio Ambiente, além de passar por análises periódicas do efluente e do local de lançamento do efluente tratado.

Ainda segundo a BRK Ambiental, é importante ressaltar que o esgoto tratado possui coloração característica e que o tratamento consiste em depurar a carga orgânica e eliminar os agentes patogênicos neutralizando seu impacto na fauna, flora e utilização dos rios e mares. Assim, o efluente tratado lançado nos rios é inerte ao meio ambiente, não demandando oxigênio do meio e, por vezes, reduzindo os níveis de contaminação patológicos do corpo receptor do lançamento.

Serviços de limpa-fossa

Nos locais onde não há rede de esgoto instalada, a população costuma utilizar fossas sépticas. O esgotamento, ou limpeza da fossa, deve sempre ser feita por uma empresa devidamente licenciada e que esteja de acordo com todas as regras e normas exigidas pelo segmento. Além disso, a empresa de limpeza de fossa deve ser credenciada junto à BRK Ambiental para que o descarte do esgoto seja feito de forma correta, nas Estações de Tratamento de Esgoto. “Esse é um passo importante, para proteger a fossa, a saúde da população e para proteger o meio ambiente”, finaliza Sandra.