Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo

Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo

Os educadores da Rede Municipal de Ensino de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, participarão na próxima segunda-feira, dia 27, da Aula Inaugural 2020. O momento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), é uma recepção para o ano letivo e tradicionalmente conta com palestras de renomados profissionais. Nesta edição, o evento será abrilhantado por Leandro Karnal, doutor em história social, professor universitário, escritor e considerado um dos mais requisitados palestrantes do Brasil.

O início das aulas nas escolas e creches municipais de Paraíso está previsto para o dia 3 de fevereiro. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Lizete Coelho, os trabalhos de planejamento já estão sendo desenvolvidos desde o início do ano pela equipe técnica da SEMEC. "No dia 27 teremos a aula inaugural e nesta edição uma novidade vai encher os olhos do nossos educadores, que será a palestra do Leandro Karnal. Acredito que ele, com o seu profundo conhecimento na área educacional, tem muito a contribuir e nos ensinar. Então esse momento será mais um incentivo oferecido pela gestão Moisés Avelino e Celso Morais aos nossos profissionais", destaca a gestora.

Planejamento e Formação Continuada

Seguindo o Calendário Escolar, após a aula inaugural, de 28 a 31 de janeiro, todos os professores, além das equipes administrativas e pedagógicas, participarão da semana de planejamento nas escolas. Conforme explica Lizete Coelho, nesse período ocorre o planejamento das aulas e a preparação do espaço escolar para receber os alunos. "No dia 3 de fevereiro estaremos recebemos e acolhendo nossos alunos nas doze escolas e quatro creches que compõem a Rede Municipal de Ensino", acrescenta.

Ainda em fevereiro, nos dias 13 e 14, também ocorrerá a primeira formação continuada para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Serão dois dias de encontros, com conteúdo que abordará o Documento Curricular do Tocantins (DCT), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o planejamento e a sequência didática. "A formação continuada é o carro chefe de qualquer instituição de ensino e não poderia ser diferente com a Secretaria Municipal de

Educação e Cultura. Nós temos que ter professores capacitados, motivados e com conhecimento daquilo que tem que ser feito na sala de aula, então o principal objetivo da formação continuada é esse. Queremos começar um ano bem positivo, que vai trazer bons frutos em relação ao ensino e à aprendizagem", pontuou a secretária.

Dia "D" da Inclusão

Lizete Coelho também destacou uma grande novidade introduzida no Calendário Escolar de 2020: o Dia "D" da Inclusão. Ela explica que estão previstos dois dias, um no primeiro semestre e outro no segundo, para todas as escolas desenvolverem eventos sobre a temática. "A palavra 'inclusão' nos enche de alegria, satisfação, amor, carinho, compreensão... Temos muitas crianças com necessidades especiais na escolas da Rede, então a inclusão já é uma realidade e a Secretaria oferece suporte a esses alunos, disponibilizando uma psicopedagoga e um psicólogo. Com a instituição do Dia 'D' da Inclusão, estamos fortalecendo ainda mais essa política, com atividades que vão abranger não apenas os alunos, mas toda a família e a comunidade", explicou a dirigente de ensino.

O Dia "D" da inclusão será realizado em todas as unidades de ensino municipais de Paraíso nos dias 25 de abril e 26 de setembro.

Expectativas para 2020

A Educação Municipal de Paraíso é referência em qualidade, fato evidenciado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pelo projeto Educação que Faz a Diferença, do Tribunal de Contas do Tocantins. Em 2020, conforme explica a secretária de Educação, a Rede Municipal deve manter o padrão de excelência. "O trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, bem como de toda a administração Moisés Avelino e Celso Morais, é um trabalho muito responsável, que tem foco, planejamento; nós desenvolvemos uma agenda de trabalho para ser desenvolvido durante o ano. A gente considera que tudo isso tem dado condições para que a educação alcance bons resultados e continue melhorando e se fortalecendo. Acreditamos que estamos no caminho certo, fazendo educação com qualidade, com equidade, não deixando nenhum aluno para trás", conclui Lizete Coelho.

Perfil do palestrante

Leandro Karnal é historiador, doutor pela universidade de São Paulo (USP); professor na Unicamp e escritor. Por seu conhecimento, ideias e análises críticas, alcançou lugar privilegiado no cenário intelectual brasileiro. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos como Pecar e Perdoar, O Inferno Somos Nós; Todos Contra Todos; Crer ou Não Crer; O Dilema do Porco Espinho, O Que Aprendi com Hamlet, O Coração das Coisas e o mais recente lançamento, Felicidade – Modos de Usar, em parceria com os filósofos Cortella e Pondé. É um dos mais solicitados palestrantes do Brasil. Na mídia televisiva participa frequentemente de programas como o Jornal da Cultura, Café Filosófico CPFL, entre outros. É colunista semanal no jornal O Estado de São Paulo e presença de destaque na imprensa nacional.

Suas mídias sociais já alcançaram mais de 3,3 milhões de seguidores, tornando Leandro Karnal um dos grandes influenciadores da internet.