Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foram cumpridos 29 mandados de prisão e outros 29 de busca e apreensão (Fotos: SSP/ Divulgação)

A Polícia Civil realiza nesta segunda-feira, 3, uma operação contra facção criminosa que teria ameaçado de morte um juiz do Tocantins através de cartas que foram encontradas na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). Um dos documentos, com data de janeiro de 2018, o autor diz que precisa falar com o magistrado e o chama de “insolente juiz”.

Mais a frente a carta diz: “preciso de atenção, bando de condenado vcs me deixão aqui nesse inferno sem me atende, fazendo esses teste pensando que aqui na prisão é o único inferno a quem me refiro não é vcs estão dizacreditando do que está por vir [sic]”. Em outra carta o autor faz menção de convocar um “menor” para “fazer o serviço”.

Até o momento a polícia já cumpriu 29 mandados de prisão contra membros de uma facção criminosa e outros 29 de busca e apreensão em Palmas, Paraíso, Guaraí, Tocantinópolis, Colinas, Oliveira de Fátima, Arraias e Nova Rosalândia, além do Presídio Masculino de Campo Grande (MS).

A operação recebeu o nome de Praetorium Minati e é comandada pela 1º Divisão Especializada na Repressão ao Crime Organizado (Deic Palmas). O nome da operação vem do latim e faz referência à ameaça ao Poder Judiciário. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), participam da operação 150 policiais civis, com apoio da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Divisões Especializadas de Repressão a Narcóticos (DENARC), Divisões de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacias Circunscricionais, do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e do Centro Integrado de Operações Especiais (CIOPAER).