Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comunidade araguainense ganhará em março mais uma opção para desenvolver o conhecimento. No dia 3, a partir das 13h será aberta oficialmente a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva, que fica no setor Jardim América. A programação de abertura continuará até o dia 4 de março e contará com Mostra Literária e Ação Formativa sobre a obra “Hai-kais” de Millôr Fernandes, lançamento de revista, roda de conversa e narração de histórias infantis. 

A Biblioteca já funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e a entrada é gratuita. 

Programação

Dia 03/03

13h – Abertura da Mostra Literária “Hai-kais” de Millôr Fernandes, no hall do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes. A Mostra ficará aberta à visitação pública gratuita durante 30 dias. Jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista, Millôr Fernandes (1924-2012) produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira. Esta mostra com seus hai-kais e desenhos é um aperitivo do trabalho que esse artista genial nos deixou. Visitas guiadas a exposição: Das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, de segunda a sexta-feira, e em horários de eventos.

14h às 18h – Realização da Ação formativa referente à exposição literária de Hai-kais do escritor Millôr Fernandes, com Geovana Lima, Promotora Cultural em Literatura do Sesc Tocantins. O público alvo será formado de professores da Escola Sesc e das escolas municipais e estaduais de Araguaína.

19h – Lançamento da Revista Palavra – Devoradores de Livros: o que e como os jovens estão lendo hoje - Ano 10 / Número 09; e Café Literário – Jovens leitores que escrevem, com as escritoras Fernanda Alencar e Talissa Bandeira, com mediação de Geovana Lima.

Fernanda Alencar, escritora, nasceu em 1991 em Araguaína (TO). Aos 17 anos criou o blog www.senhoritafe.blogspot.com onde expôs vários de seus escritos. A jovem escritora já morou em Brasília (DF) com uma tia, mas logo se mudou para a capital do Tocantins, Palmas, onde cursou Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente reside em Araguaína e viaja esporadicamente à Palmas, onde faz pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Seu livro Srta.* Fê, foi contemplado pela Secretaria de Cultura do Tocantins. A obra contém mais de 130 páginas e mostra os diversos momentos vividos e compartilhados no blog pela autora.

Talissa Bandeira, é médica formada pela Universidade Federal de Mato Grosso. Natural de Tocantinópolis (TO), passou a maior parte da sua vida em Ananás (TO), local em que reside atualmente, onde também pegou gosto pela escrita e pela fantasia. Quando criança, passava as férias na casa de sua avó materna, uma exímia contadora de histórias e que foi uma de suas maiores influenciadoras. Adora cachorros, viajar, ler e perder tempo na internet vendo vídeos dos seus casais favoritos. Seu primeiro livro “Guerdions e o Talismã da Luz”, foi publicado na plataforma de auto publicação da Amazon. Ele conta a história de Liza, uma guerdion e a única que tem algo que o vilão Setmaro ainda não possui. Para mostrar que é capaz de proteger o Talismã da Luz e o que ele guarda na Cidade Secreta, ela acaba embarcando numa aventura com Conrado e a sua família. Será preciso muito mais do que saber abrir alguns portais, manipular os elementos e decifrar mapas.

Dia 04/03

09h – Roda de conversa com bibliotecários, professores, agentes de leitura, entre outros, sob o tema “Das diversas possibilidades de leitura: a formação dos jovens leitores e o gosto pela literatura”. Nessa roda de conversa a proposta é dialogar sobre as mais diferentes formas de incentivar os jovens ao gosto pela leitura e como o uso da tecnologia pode se tornar um aliado nesse processo.

15h às 16h – Narração de histórias na biblioteca infantil, com a contadora de histórias Edna Rocha, de Araguaína.