Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Flávio Cavalera

Projetos de infraestrutura desenvolvidos pelo Governo do Tocantins, foram apresentados, nesta última segunda-feira, 10, no Palácio Araguaia, ao grupo global, GRI Club, que tem interesse em investir no Estado, através de PPPs-Parcerias Público Privada ou por meio de concessões.

A exposição foi feita pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, à líder da divisão de infraestrutura do GRI Club para a América Latina, Melissa Della Rosa, na presença do vice-governador Wanderley Barbosa, na ocasião, representando o governador Mauro Carlesse, acompanhado pela secretária de infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin e pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira.

O GRI Club reúne líderes do setor de infraestrutura ativos na América Latina com atuação em energia, aeroportos, ferrovias, portos, rodovias e infraestrutura social, mobilidade urbana, resíduos e saneamento básico

Esta foi a primeira vez que o grupo vem ao Estado em busca de projetos com potencial para receber investimentos. Segundo a líder de Divisão de Infraestrutura do Gri Club, o grupo reúne em torno de 200 executivos nacionais e internacionais que atuam em  projetos de perfis diferentes, desde iniciativas que exigem grandes aporte de recursos, como geração de energia, a fundos menores, com investimentos na área social.

“Estamos com um rol de executivos que têm interesse em conhecer o que está sendo desenvolvido no Estado, por isso estamos aqui hoje para identificar este projetos que possam ser de interesse da iniciativa privada”,afirmou.

Na ocasião, Melissa Rosa, convidou o governador Mauro Carlesse a participar da quarta edição do encontro “GRI PPPS & Concessões Brasil 2020”, a ser realizado em abril deste ano. O evento irá reunir  líderes dos setores-chave para o desenvolvimento do País e  que são responsáveis pela agenda política nacional e subnacional de investimentos.

Potencial

Tom Lyra apresentou ao Grupo o perfil logístico, econômico e social do Estado e  as oportunidades de negócio oferecidas. O secretário destacou ainda os projetos com potencial para investimento que o governador Mauro Carlesse pretende tirar do papel  como infraestrutura em transporte com a pavimentação e duplicação das principais rodovias estaduais, além da implantação da TO-500, Parque Tecnológico do Tocantins e  o Porto Praia Norte.

Representando o governador Mauro Carlesse,  o vice governador defendeu o potencial do Estado, ressaltando que o Tocantins precisa acelerar seu crescimento, que passa pelo investimento em infraestrutura, com a revitalização das estrada, das pontes, da expansão do potencial energético e  fomento aos novos negócios. “Nós precisamos de grupos que queiram vir para  investir na melhoria e na qualidade de vida de todos os tocantinenses e estamos de portas abertas para recebê-los”, reiterou o vice-governador.

Outras  reuniões entre o Governo do Estado e o Grupo devem ser realizadas para o desenvolvimento de futuras parcerias de negócios.