Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Capacitação do Conselho Tutelar em Palmas Capacitação do Conselho Tutelar em Palmas
  • Capacitação do Conselho Tutelar em Araguaína

Municípios de todo o Brasil iniciaram 2020 empossando Conselheiros Tutelares eleitos para exercer a função nos próximos quatro anos e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone, por meio do programa Escola Inéditos Viáveis, percorreu o Tocantins capacitando mais de 272 conselheiros/as tutelares, de 42 municípios, no ano de 2019. 

O conselheiro tutelar de Lizarda, Rafael Barreto foi reeleito e participou da sua primeira capacitação para “aprender mais e melhorar os trabalhos no município, contribuindo com a formação das nossas crianças”.

Outras pessoas integrantes da Rede de Proteção também participaram das formações, como a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Rio Sono, Aldineis Bezerra. “O Conselho Tutelar e o CDMCA caminham juntos e sempre gosto de estar atualizada. Aqui discutimos os papéis de cada um, as parcerias que podemos buscar. Estou achando muito bom e enriquecedor", disse a presidente.

Divididos em seis municípios polos, com carga horária de 24 horas aula, os participantes foram capacitado sobre legislação, atribuições dos conselhos, rotinas administrativas, sigilo, estudos de casos, condutas da função, articulação com o Sistema de Justiça e Rede de Proteção e outros conteúdos relacionados ao dia a dia do conselho.

Novidade

Segundo a secretária Executiva do Cedeca, Mônica Brito, em 2020 o Cedeca está programando capacitações mensais para os conselheiros que ainda não tenham sido capacitados, e outras formações focadas em temas específicos, como saúde mental e suicídio, correlacionando com as atribuições do Conselho Tutelar.

O programa Escola Inéditos Viáveis executa formações para crianças, adolescentes e adultos a partir das metodologistas de Paulo Freire e Antônio Carlos Gomes da Costa, educadores brasileiros. A escola se estrutura em três pilares: estudo ou diagnóstico da realidade, organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento.