Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sistema Fecomércio Tocantins, por meio do Sesc, abre inscrições gratuitas para a “Oficina Fundamentos do Graffiti: do Papel à Parede”, com Bruna de Freitas Moreira ‘Bromou’ (TO). Aberta ao público a partir dos 16 anos, com interesse na área do desenho, a oficina será realizada das 14h às 18h nos dias 13 e 14 de março na Sala de Oficinas de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas, que fica na 502 Norte. As inscrições, gratuitas, são realizadas no site www.sescto.com.br clicando na aba Espaço do Cliente e depois em Eventos e Inscrições. As vagas são limitadas e serão ocupadas por ordem de inscrição.

A oficina faz parte da Exposição “Coexistir”, de Bruna Moreira ‘Bromou’ e Paulo Azevedo (TO), que será realizada de 18 de março a 31 de maio de 2020, no projeto Sesc Arte ao Cubo, na praça externa do Centro de Atividades. Tem como proposta trazer a linguagem do graffiti e da arte urbana para próximo das pessoas, de forma que se torne mais fácil compreender os termos e conhecimentos específicos desse segmento artístico para pessoas que não possuem familiaridade, mas gostariam de saber mais um pouco sobre o tema. Busca ainda transmitir os fundamentos da linguagem do graffiti para os participantes e proporcionar um momento de experimentação, onde os mesmos possam aplicar os conhecimentos, passados em aula, em um mural.

Na oficina será abordado um pouco sobre a história e estilos do graffiti, como essa linguagem se caracteriza em diferentes contextos sócio históricos, principalmente nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Haverá também um momento de manuseio e compreensão das ferramentas básicas, desde o mais familiar como o pincel, até o símbolo icônico do graffiti, a lata de spray.

A oficina consistirá em dois momentos de quatro (4) horas aula, totalizando oito (8) horas, divididas da seguinte maneira: em um primeiro momento, o espaço de sala de aula será voltado para uma compreensão teórica e expositiva acerca da história do graffiti, e um pouco sobre seus diferentes estilos e contextos. Em um segundo momento, logo após uma experimentação prática em folhas de papel, como um planejamento para execução em um mural externo.

Os participantes deverão levar os seguintes materiais: Papel Sulfite A4 ou A3 (15 folhas); lápis (1); borracha (1); lápis de cor ou caneta colorida (quantidade e escolha de cores à vontade do aluno). Serão oferecidas apenas 15 vagas.