Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Um ofício protocolado pelo deputado estadual Jair Farias (MDB), no último dia 3 de março, junto ao reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, pede a possibilidade de implantação do sistema de acréscimo de notas aos estudantes que cursaram o último ano do ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas e privadas do Tocantins, uma espécie de bônus de 20% sobre a nota do Enem.

Conforme argumenta o parlamentar, o sistema já é adotado pelas universidades federais do Pará e do Maranhão, como forma de beneficiar os estudantes locais. “Ocorre que muitos dos estudantes que saem pra estudar fora acabam desistindo no decorrer do curso por falta de recursos para se manter longe de casa, como gastos com moradia e alimentação, sendo que essas vagas acabam ficando ociosas, sendo que poderiam ser ocupadas por estudantes da própria localidade”, observa o parlamentar.

Em outros estados, universidades também oferecem benefícios de bônus de até 20% aos candidatos de Medicina que tenham estudado em escolas próximas aos campi, como a Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Fundação Universidade do Pampa - Unipampa. Já em outras duas universidades, a Universidade Federal do Oeste da Bahia e Escola Superior de Ciências da Saúde, em Brasília, reservam vagas exclusivas para grupos de candidatos locais, promovendo a inclusão regional.

Junto com o ofício, Jair Farias entregou uma cópia da Resolução nº 1653, de 9 de outubro de 2017, adotada pela Universidade Federal do Maranhão, que trata do benefício de acréscimo na nota do Enem que, pela proposta do parlamentar, seria o modelo a ser adotado pela UFT. A política afirmativa prevê um acréscimo de 20% na nota final do Enem, na seleção pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), para os estudantes que cursaram o último ano do ensino fundamental (9º ano) e os três anos do ensino médio (1º ao 3º ano), em escolas públicas e privadas do Estado do Tocantins.

Conforme o deputado, a proposta foi bem recebida pelo reitor que sinalizou pela implantação do sistema na UFT, sendo que a universidade já está adequando a legislação para implantar o sistema de bônus a partir do ano que vem. “Esperamos que esse sistema possa beneficiar os estudantes tocantinenses para que tenham mais chances de frequentar o tão sonhado curso de Medicina, uma carreira que é mais disputada nas universidades”, assinalou Jair Farias.