Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Presidente da Jucetins Thaís Coelho recomenda aos usuários que utilizem o Simplifica Tocantins pela internet

Presidente da Jucetins Thaís Coelho recomenda aos usuários que utilizem o Simplifica Tocantins pela internet Foto: Philipe Ramos

Foto: Philipe Ramos Presidente da Jucetins Thaís Coelho recomenda aos usuários que utilizem o Simplifica Tocantins pela internet Presidente da Jucetins Thaís Coelho recomenda aos usuários que utilizem o Simplifica Tocantins pela internet

Como prevenção ao novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) está recomendando aos usuários que protocolem os processos via Simplifica Tocantins para que assim não precisem sair de casa, evitando aglomerações para que o novo coronavírus não se dissemine. 

Os principais processos de registro comercial como abertura, alteração e fechamento de empresas já podem ser feitos totalmente pela internet.

Segundo a Jucetins, os ganhos com o processo, feito todo digitalmente são muitos, como: agilidade, segurança, confidencialidade, facilidade de acesso, redução de custos e redução de burocracia.

O contador Fábio do Vale deu entrada com seu certificado digital no processo para abrir a empresa de um cliente via Simplifica Tocantins. Escolhendo o contrato padrão, em menos de 20 minutos o processo já estava autenticado e o CNPJ criado. “É de fundamental importância essa agilidade para abertura de empresas. Hoje o que a gente mais vê é burocracia para que o empresário inicie os seus negócios. Parabéns a Junta Comercial por essa evolução”, explicou Fábio. 

Segundo a presidente da Jucetins, Thaís Coelho, é determinação do governador Mauro Carlesse que se consiga agilizar a abertura de empresas para que os empresários tenham um ambiente tranquilo para os seus negócios desde os primeiros passos. "Neste momento então que as pessoas não devem sair de casa a formalização 100% digital via Simplifica se torna ainda mais importante”, ressaltou a presidente.

Certificado digital

Para realizar os procedimentos de registro comercial pela internet a pessoa deve ter um certificado digital, que deve ser obtido por uma certificadora credenciada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Aqui você encontra a lista das autoridades certificadoras.

Histórico do Simplifica 

O projeto Simplifica nasceu em 6 de abril de 2016, decreto 5.409, para implantação da RedeSim (Lei 11.598/2007). Em 2 anos o projeto foi implantado em 113 municípios e em 3 órgãos Estaduais e em 2019, na gestão da presidente Thaís Coelho, completou 100% de integração com os municípios.