Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Silvio Santos

Foto: Silvio Santos

A deputada estadual Valderez Castelo Branco solicitou ao Governo a viabilidade de instalação de um Hospital de Campanha em Araguaína. O objetivo, de acordo com a parlamentar, é de o poder público se planejar no que se refere ao enfreamento do Coronavírus no município e no atendimento a pacientes diagnosticados com a Covid-19, causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2.

Em seu pedido, Valderez explica que a pandemia Covid exige muitas internações, que devem saturar o sistema de saúde, como já acontece em outros Estados. “Os hospitais de campanha ajudam principalmente a desafogar a demanda por leitos para pacientes com Covid-19 de baixa complexidade”, disse. Por baixa complexidade, a proposta explica que são indivíduos que devem permanecer internados, mas que dispensam a necessidade de cuidados em UTIs.

A deputada também afirmou que o pedido se faz necessário não só por Araguaína, mas também pelo fato da cidade ser a referência da Região Norte.

“Vejo a necessidade de viabilidade de instalação de um Hospital de Campanha em Araguaína, como forma de planejamento. Acredito sempre que é melhor exceder no planejamento, do que falhar pela omissão. Todas as vidas araguainenses importam”, finalizou.

Aumento de casos em Araguaína

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Araguaína já contabiliza 29 casos de Covid-19, aumento de mais de 300% no número de pessoas infectadas, em comparação com a última semana. Uma das maiores lojas de departamentos da cidade também confirmou que funcionários foram diagnosticados com a doença.