Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário Tom Lyra em videoconferência com prefeitos do Bico do Papagaio

Secretário Tom Lyra em videoconferência com prefeitos do Bico do Papagaio Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Secretário Tom Lyra em videoconferência com prefeitos do Bico do Papagaio Secretário Tom Lyra em videoconferência com prefeitos do Bico do Papagaio

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc) deu continuidade, nessa terça-feira, 12, a série de reuniões virtuais com prefeituras das regiões turísticas do Estado, dessa vez com representantes dos municípios do Bico do Papagaio, extremo Norte do Estado.

Com o tema “Turismo no Tocantins pós-Covid-19 ­­­- o que Podemos Fazer Agora”, a reunião virtual discutiu as dificuldades enfrentadas pelo setor e a elaboração de um plano para a retomada das atividades turísticas.

Os gestores municipais apresentaram a realidade enfrentada devido à pandemia, demonstrando, principalmente, preocupação com o crescimento no número de casos de Covid-19 na região que afeta ainda mais a economia dos municípios.

Com a proximidade do período de temporada de praias nos rios Araguaia e Tocantins que cortam a região, os prefeitos relataram as dificuldades enfrentadas pelos donos de quiosques, barracas e os barqueiros que estão com as atividades suspensas, sem expectativa de retornar às atividades. 

“Precisamos procurar uma forma de ajudar estas pessoas”, afirmou a prefeita de Itaguatins, Maria Ivoneide Matos Barreto. O diretor de Cultura e Turismo de Ananás também reiterou a preocupação com as pessoas que trabalham com o turismo na cidade e pediu apoio do Governo do Tocantins com a entrega de cestas básicas, como apoio emergencial.

 A videoconferência foi conduzida pelo presidente da agência e secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra e mediada pela superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Maria Antônia Valadares.

O secretário esclareceu aos gestores que o governador Mauro Carlesse está empenhado em apoiar as pessoas que foram fortemente impactadas pela pandemia. Tom Lyra destacou ainda a importância da elaboração de um planejamento das ações para retomada do Turismo pós-pandemia, reiterando a importância do diálogo entre governo e município para buscar soluções de enfrentamento da crise. “Esta reunião é parte deste processo, entre outras que acontecerão e contamos com o apoio de todos, de forma participativa na elaboração deste plano de retomada”, afirmou.