Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Flávio Cavalera

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc),Tom Lyra, acompanhado da equipe técnica, visitou nesta terça-feira ,26, empresas beneficiadas com incentivos fiscais do Governo do Estado que estão conseguindo manter operações, apesar dos reflexos causados pela pandemia do novo coronavírus. Foram visitadas as empresas Cerealista Santa Fé e a empresa Durax  do grupo Irmãos Chaves.

A agenda iniciou-se pela Cerealista Santa Fé, situada na quadra 512 Sul, empresa familiar que está há mais de 20 anos em Palmas. Totalmente industrializada,  a empresa aumentou a produção e expandiu o negócio por todo o estado, se tornando modelo de negócio na região.

A cerealista conta com uma produção de 150 mil fardos por mês, atendendo o Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, oferecendo grãos beneficiados de arroz e feijão. Segundo um dos sócios da empresa, Ailton dos Santos Queiroz, apesar da forte crise ocasionada pela pandemia, a empresa vem conseguindo manter sua operação com expectativa de ampliar ainda mais a produção, apesar da necessidade de reduzir um turno de trabalho, passando de quatro, para três, em virtude das medidas de segurança.

“Adotamos todos os protocolos de segurança e com isto conseguimos manter nossa operação e os empregos foram garantidos”, afirmou o sócio da empresa Ailton dos Santos Queiroz. A empresa conta com 93 funcionários e é beneficiada com incentivo fiscal por meio da Lei nº 1.385/2003 (Proindústria).

Novas vagas

Em seguida, o secretário visitou a indústria Durax Pré-moldados do Grupo Irmãos Chaves, instalada no setor industrial, que fabrica argamassa colante, telha de concreto e pré-moldados para obras de saneamento, esgoto sanitário e drenagem.  O sócio-proprietário, Antonio João Chaves, apresentou ao secretário a linha de produção da empresa que está funcionando a todo o vapor.

Segundo o sócio proprietário, o negócio sofreu um impacto muito grande nas primeiras semanas com o fechamento das lojas de materiais de construção em decorrência da Covid-19, mas, aos poucos,  a atividade voltou à normalidade com a liberações de obras de  drenagem que estão sendo executadas na Capital.

De acordo Antônio Chaves, na contramão da crise, a empresa realizou a contratação de 20 colaboradores no último mês e tem a expectativa de abrir mais vagas. “Graças a Deus voltamos a contratar e queremos ampliar bem nosso quadro, sem falar dos empregos indiretos que também abriram novas oportunidades para as pessoas que atendem o nosso negócio como oficinas mecânicas e empresas de lanches, entre outras”. Afirmou.    A empresa que atende todo o estado e parte do Maranhão, conta com unidade em Araguaina e Imperatriz (MA), empregando 80 funcionários.

Desde 2003, a Durax é beneficiada com incentivo fiscal, através do Proindústria,  concedido  pelo Governo do Estado. Para  Chaves o incentivo fiscal é  fundamental para enfrentar a concorrência do mercado. “Se trabalhássemos sem incentivo, não conseguiríamos tornar nossos produtos competitivos em condições de enfrentar a concorrência nacional”, pontuou.

Agenda

A agenda de visitas segue esta semana e segundo o secretário Tom Lyra, é uma determinação de governador Mauro Carlesse conhecer de perto a realidade das empresas tocantinenses em meio a um cenário de crise econômica causada pela pandemia. “É muito bom vermos que as empresas estão conseguindo manter suas atividades, e ainda mais, fazendo novas contrações, mantendo os empregos e com expectativa de crescimento”, afirmou o secretário.