Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Itens doados pelo Depen para o combate a transmissão da Covid-19

Itens doados pelo Depen para o combate a transmissão da Covid-19 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Itens doados pelo Depen para o combate a transmissão da Covid-19 Itens doados pelo Depen para o combate a transmissão da Covid-19

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, recebeu doação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) de mais de 60 mil itens para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), entre eles 660 testes rápidos para Covid-19.

Entre os itens recebidos estão álcool em gel, sabonete líquido, testes rápidos para Covid-19 e equipamentos de uso individual como: aventais descartáveis, luvas de procedimento, luvas de multiuso, máscaras de SMS descartáveis, máscaras N95 e óculos de proteção.

“A doação do Depen, somados aos itens de proteção individual adquirido pela Secretaria, contribui diretamente para a prevenção da transmissão do coronavírus entre a população carcerária e servidores. Parte desse material já foi distribuída entre as unidades prisionais e o restante será enviado conforme a demanda”, explicou o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa.

Testes rápidos para Covid-19

O superintendente conta que nesta quinta-feira foram recebidos mais 600 testes rápidos para Covid-19 e que serão utilizados para testar ingressos no sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade já custodiadas nas cadeias e casas penais e também servidores que tiverem sintomas relacionados ao coronavírus.

“49 testes do primeiro lote que veio com 60 unidades já foram utilizados nos seguintes estabelecimentos penais: Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, Casa de Prisão Provisória (CPP) de Araguaína, CPP de Augustinópolis e CPP de Araguatins, nenhum reeducando que foi testado com esse material teve resultado positivo para covid-19. E a partir de amanhã esses 600 novos testes que chegaram hoje começarão a serem distribuídos”, ressaltou o superintendente.