Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado estadual José Roberto Lula pediu vista da Medida Provisória nº 6, que altera a estrutura do Igeprev e reduz o número de membros nos conselhos de Administração e Fiscal. A Comissão de Defesa do Consumidor e Serviços Públicos se reunirá nessa quarta-feira, 24, às 10 horas para continuar a discussão e votação da MP. O Sisepe-TO lembra aos servidores públicos para que acompanhem o debate pelo Youtube e redes sociais da Assembleia Legislativa e do Sisepe-TO, pois em razão da pandemia da Covid-19 não é possível participar presencialmente da reunião e sessões.

“Desde a edição da MP, o Sisepe-TO, juntamente com outros sindicatos, tem buscado alterar a proposta e garantir que não haja a redução no número de membros nos conselhos de Administração e Fiscal”, destacou o presidente do Sisepe-TO, Cleiton Pinheiro. A MP nº 6 reduz o número de membros do Conselho de Administração de 14 membros para seis e do Conselho Fiscal de seis para quatro. Com a alteração, não há cadeira para os representantes dos servidores públicos de todos os poderes no principal conselho que gere e fiscaliza o Regime Próprio de Previdência Social do Tocantins (RPPS-TO).

“O RPPS-TO é de todos os servidores públicos estaduais efetivos e não do governo do Estado e, por isso, é fundamental garantir que os segurados tenham total participação na gestão do Igeprev. Devemos falar de ampliar essa participação e não reduzir”, pontuou o presidente do Sisepe-TO. Cleiton Pinheiro ressalta que, após diversos documentos enviados aos deputados estaduais e também com a participação na audiência pública, realizada na última terça-feira, 16 de junho, os representantes dos servidores públicos deixaram claro aos parlamentares que é preciso alterar a MP nº 6 no tópico que trata dos conselhos de Administração e Fiscal.

“Temos que lembrar que o próprio presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, em audiência na Assembleia Legislativa informou que o Governo do Estado está sem repassar a contribuição previdenciária ao Instituto desde setembro de 2017, acumulando um atraso de mais de R$ 1,280 bilhão. E ainda que os membros dos conselhos do Igeprev só foram designados pelo governador Mauro Carlesse após decisão judicial, em ação movida pelo Sisepe-TO, obrigando, pois o gestor desde maio de 2019 não cumpria com a legislação”, detalhou.

A previsão é que a Comissão de Defesa do Consumidor e Serviço Público, presidida pelo deputado estadual, Elenil da Penha, se reúna ainda na manhã dessa quarta-feira para leitura do relatório e votação, depois será encaminhada para votação em plenário.