Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reunião aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 22, na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins

Reunião aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 22, na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Reunião aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 22, na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins Reunião aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 22, na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO) Suzi Francisca, juntamente com os advogados do sindicato, estiveram na manhã dessa segunda-feira, 22, com o secretário de Segurança do Estado, Cristiano Barbosa Sampaio, em reunião que discutiu pautas relevantes para a categoria, além da apresentação de dois projetos de lei sendo um referente ao afastamento do policial civil no protocolo da aposentadoria junto ao Igeprev e o outro em relação ao auxílio natalidade dos policiais civis para que sejam equiparado as demais forças de segurança. A presidente requereu o imediato afastamento do policial civil após o protocolo da aposentadoria, de forma que o policial possa aguardar a aposentadoria em sua casa, assim como já acontece nas demais entidades de segurança pública do Tocantins.

No encontro foi apontada ao secretário a necessidade de modificar o Estatuto dos Policiais Civis e do Manual de Procedimentos da Polícia Civil. 

Juntamente com esses termos, foi cobrado a reformulação e valores igualitários das diárias, que não recebem reajuste há cerca de 15 anos. Além disso, foi solicitada a regulamentação da MP nº 12 que trata das indenizações e plantões extraordinários realizados pelos policiais civis, além da equiparação dos percentuais das outras MP's em relação as demais categorias de segurança do Estado.

A reunião também foi uma oportunidade para o Sinpol-TO reforçar a importância do tratamento igualitário e sem distinção das forças de segurança do Tocantins.