Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz de Castro

As cidades de Chapada de Natividade, São Valério e Monte do Carmo acabam de receber mais um importante benefício para assegurar mais dignidade e cidadania aos mais de 15 mil habitantes que residem nos três municípios. Trata-se dos três Núcleos de Identificação, que foram entregues à população local, nessa quarta-feira, 14, por meio de ação realizada pelo Governo do Estado do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública em parceria com as prefeituras dos municípios aludidos. 

Na oportunidade, o secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, juntamente com a superintendente de Polícia Científica; Dhunya Spricigo, e a Diretora do Instituto de Identificação do Tocantins, Naides César Silva, participaram das solenidades de inauguração das três unidades que foram instaladas junto às sedes das Prefeituras Municipais de Chapada de Natividade, São Valério e Monte do Carmo.

Fruto de parcerias firmadas entre a SSP-TO e as Prefeituras Municipais, através de assinaturas de termos de cooperação, as recém-criadas e instaladas unidades do Instituto de Identificação no interior do Estado foram entregues à população local, ao longo de toda esta quarta-feira.

Chapada de Natividade

As solenidades de entrega foram iniciadas às 10h na cidade de Chapada de Natividade, quando o secretário Cristiano, acompanhado da Superintendente da Polícia Científica, da Diretora do Instituto de Identificação, além de policiais civis da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Dianópolis, juntamente com o prefeito municipal Élio Dionízio Santana descerraram a placa de inauguração do Núcleo de Identificação da cidade, que fica instalado na sede da Prefeitura Municipal e está totalmente equipado e conta com servidores aptos para realização da coleta de informação que subsidiarão as emissões de RGs e também atestados de antecedentes criminais.

Na ocasião, os irmãos David Gabriel, de 7 anos, e do adolescente Deivid Samuel, de 14 anos, acompanhados pela mãe, a dona de casa de Leide Laura, estavam presentes ao evento e foram os primeiros a utilizar os serviços do novo Núcleo de Identificação. Na oportunidade, a senhora Leide Laura fez questão de ressaltar a importância do serviço, disponibilizado pela SSP e a Prefeitura Municipal.

“Para mim é um motivo de grande alegria e satisfação, pois não precisarei mais me deslocar a outros municípios para retirar esse documento dos meus filhos e que é de suma importância.  A emissão dos documentos de identidade para os meus filhos abre um vasto leque de oportunidades para o engajamento deles na escola, bem como em qualquer outra atividade que necessite a utilização do RG. Por isso, agradeço ao empenho do secretário Cristiano, do Governador Mauro Carlesse, bem como do prefeito Élio Dionízio, que não mediram esforços para a implantação desse serviço tão relevante e necessário para a nossa população”, frisou

Ao comentar sobre a entrada e funcionamento do núcleo de identificação, o prefeito municipal; Élio Dionízio destacou os benefícios que serão ofertados à população: “A instalação desse núcleo de identificação em Chapada de Natividade é muito significativa e vem em muito boa hora, pois temos uma grande parte da população que precisa se utilizar dos serviços ofertados e, desse modo, evitaremos que essas pessoas tenham que se deslocar até Natividade ou mesmo Palmas para solicitar a emissão de seu documento de RG. É um anseio antigo da população que agora se tornou realidade graças à parceria firmada com SSP TO e o Governo do Tocantins”, frisou o gestor.

São Valério

Dando continuidade as inaugurações, às 11h30, a comitiva do secretário Cristiano chegou à cidade de São Valério para a realização da solenidade de entrega do Núcleo de Identificação daquele município. Durante o evento, o gestor da SSP-TO reforçou o comprometimento do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação, em trazer não somente mais segurança, mas também mais dignidade e cidadania a toda a população local, por meio da instalação do Núcleo de Identificação.

Após o descerramento da placa que marca a inauguração do Núcleo na Prefeitura de São Valério, o prefeito municipal Olímpio dos Santos Arraes comentou sobre a importância do recém-instalado núcleo e todos os benefícios que ele vai proporcionar aos moradores da cidade.

“Gostaria de agradecer ao governador do Tocantins Mauro Carlesse e ao secretário da Segurança Pública Cristiano Sampaio por trazer esse importante benefício que possibilita a efetivação da cidadania a todos os moradores de São Valério, que, por ventura, ainda não possuem seu RG. Além disso, a implantação do Núcleo de Identificação vem de encontro aos anseios de nossa comunidade, uma vez que o exercício da cidadania de nosso povo é tão importante quanto as obras realizadas no município”, destacou o gestor municipal. 

Monte do Carmo

Às 16h, o secretário Cristiano e demais policiais civis e da polícia científica foram até a cidade de Monte do Carmo, onde participaram do evento de solenidade de entrega à população da cidade das instalações do Núcleo de Identificação, instalado no prédio da Prefeitura Municipal. Na oportunidade, ao fazer uso da palavra, o secretário Cristiano enalteceu os esforços da gestão estadual, em parceria com as Prefeituras Municipais a fim de viabilizar a implantação do núcleo na cidade no sentido de atender as demandas da população local.

Presente à solenidade, o prefeito municipal Arquivardes Avelino Ribeiro destacou a importância da instalação do Núcleo e se disse satisfeito por entender que a unidade atenderá todo aquele cidadão que necessite tirar seu RG, ou atestado de antecedentes criminais.

“A implantação desse núcleo em nosso município é de suma importância para nossa população, sobretudo, para os mais carentes que não mais precisarão se deslocar a outros municípios maiores para retirar seu documento de identidade. Isso demonstra o comprometimento da gestão do Governo do Estado e do Secretário da SSP em dotar todos os municípios com órgãos que são necessários para garantir a dignidade da população”, ponderou.

Também presente ao evento, o deputado Cleiton Cardoso parabenizou o governo do Estado, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, bem como toda a equipe do Instituto de Identificação pela implantação do Núcleo de Identificação na cidade. “Esse é um momento de muito orgulho para a população de Monte do Carmo que hoje é contemplada com essa grande obra que resultará em melhores condições para que o morador daqui que está em busca de fazer seu RG possa solicitar o documento em sua própria cidade de origem", finalizou o deputado.

Ao falar sobre as entregas dos três núcleos, o secretário Cristiano Sampaio se mostrou muito satisfeito em poder firmar as parcerias com as prefeituras e levar os serviços tão essenciais com a emissão de um documento de RG a todas as cidades do Estado. “Com a inauguração desses três núcleos, conseguimos trazer para milhares de pessoas um serviço tão importante que é a emissão do documento de identidade. Conseguir levar esse serviço a toda a população é uma das nossas maiores missões, fazer com que o estado funcione e um uma das maiores metas da gestão do governador Mauro Carlesse e quanto mais conseguirmos fazer essas unidades funcionarem para atender a população, mais estaremos cumprindo nossa missão”, disse o gestor.

O secretário também classificou as parcerias firmadas com os municípios como de muita relevância para que os serviços ofertados pelo governo do Estado possam chegar a todos os moradores, em especial, aqueles que mais necessitam. “Estamos trabalhando incansavelmente para conseguir firmar mais parcerias com os municípios e levar mais dignidade a todos os tocantinenses”, frisou.

Para a superintendente da Polícia Científica, Dhunya Spricigo, a entrega dos três núcleos garante a descentralização dos serviços prestados pelo Instituto de Identificação. “A confecção do documento de identidade nos municípios teremos mais rapidez e eficiência no atendimento trazendo mais comodidade a população. Desse modo, também estamos implantando nos núcleos os novos modelos de RGs, que contém até 17 dados pessoais, ou seja, basta que a pessoa interessada compareça a um dos núcleos espalhados pelo estado e traga os seus documentos pessoais para a inclusão na nova identidade”, destacou a Superintendente.

A diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, falou sobre as inaugurações dos três núcleos no interior do estado e reforçou a proximidade com a população, através da emissão do RG e também do atestado de antecedentes criminais. “A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação, agradece a parceria firmada com as prefeituras municipais para que seja possível a implantação dos núcleos em todas as regiões do estado. Além disso, vale destacar que o documento de RG é fundamental para que o cidadão exerça de fato sua cidadania, uma vez que ele é exigido em inúmeros atos da vida civil tais como, se identificar quando necessário, obter acesso a vacinas dentre outros atos, que necessitam da apresentação do documento”, ressalta a diretora.

Naides também destaca o esforço do Governo do Estado em dotar as cidades, sobretudo, as de menor porte, como núcleos que possam ofertar a emissão de documentos como o RG, desta maneira, a diretora frisa que o Instituto de Identificação consegue melhorar o atendimento em todo o estado.