Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Flávio Cavalera A agenda iniciou-se pela unidade de beneficiamento de carne bovina da Plena Alimentos A agenda iniciou-se pela unidade de beneficiamento de carne bovina da Plena Alimentos

Paraíso do Tocantins obteve um cenário positivo com indústrias funcionando e obedecendo todas as restrições determinadas pelas organizações da saúde em função da pandemia e com perspectivas de crescimento. Todo esse cenário foi presenciado pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, durante visita à unidade de beneficiamento da Plena Alimentos, à Jalapão, Indústria, Comércio e Distribuição de Alimentos,  e à fábrica de ração Agro Lucinho, nessa quarta-feira, 24.  As empresas recebem incentivo fiscal do Governo do Tocantins.

A pedido do governador Mauro Carlesse, as visitas técnicas objetivam conhecer as operações das empresas in loco, entender processo industrial, seus produtos e desafios, canais de vendas e distribuição, geração de emprego, bem como, fazer registro fotográfico e estreitar o relacionamento com o Governo. O secretário esteve acompanhado da diretora da Indústria, Comércio e Serviço, Geanny Pinheiro e da gerente de assistência às microempresas, Priscilla Freitas.

A agenda iniciou-se pela unidade de beneficiamento de carne bovina da Plena Alimentos situada no setor industrial, Rodovia BR 153- KM 493, onde são abatidas, em média 600 cabeças de gado por dia. Além da equipe técnica da pasta, o secretário visitou as instalações acompanhado do presidente-executivo do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins, Gilson Cabral.

Na ocasião, o secretário tratou com o diretor de Originação da empresa, Wesley Lopes, sobre medidas que podem ser adotadas para aumentar a competitividade do setor, um dos que mais empregam no estado e que apesar da crise, estão conseguindo manter  os postos de  trabalho. A unidade de Paraíso emprega diretamente 700 pessoas e fomenta a cadeia no estado.

Projeto de expansão

Após, o secretário conheceu a Jalapão, Indústria, Comércio e Distribuição de Alimentos onde são industrializados farinha de mandioca, açúcar e o café que leva a marca da empresa.  A empresa é beneficiada com o Tare (Termo de Acordo de Regime Especial), na modalidade implantação, desde 2018, através do Proindústria.

O negócio está em processo rápido de expansão e, ainda, este semestre, deve ampliar a operação com a  fabricação de flocão de milho e flocão de arroz, com a expectativa de aumentar em 30% o número de empregados. Hoje, 15 pessoas trabalham no local. “A gente tem um projeto de crescimento e de renda para Paraíso do Tocantins”, afirmou o diretor Egnaldo Damaso.

Segundo o diretor, os incentivos concedidos pelo Governo do Tocantins fizeram a diferença para o negócio. “Com o incentivo fiscal nossos produtos ganharam condições de disputar mercado com outras marcas que vem de fora”, afirmou. Damaso informou ainda que o grupo, proprietário de outros empreendimentos na cidade, fez uma parceria com uma indústria em Goiás onde são industrializados outros produtos com a marca Jalapão como macarrão instantâneo, flocão de arroz e flocão de milho, polvilho doce, leite de coco e o suco em pó.

Habilitada para exportar

O secretário ainda conheceu as instalações de uma empresa do grupo Agro Lucinho, a fábrica de ração acaba de ser habilitada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, para exportar para a África do Sul. Segundo o proprietário, Jiomar Lúcio, a empresa já está fazendo contato com o país e a intenção é fechar negócios ainda este ano. “No nosso plano de exportação esta fábrica tem capacidade para atender quase 100% da demanda do país”, afirmou. Jiomar informou ainda que a intenção é adaptar a planta para fabricar ração para outros animais. Segundo o empresário, o benefício fiscal  concedido pelo Governo do Tocantins foi fundamental para iniciar as operações.

Incentivo ao desenvolvimento

Além de conhecer as operações de cada uma das indústrias, o  secretário Tom Lyra ouviu as demandas apresentadas pelos empresários para fomentar e aumentar a competitividade das empresas. “Umas das coisas mais importantes para a economia do estado é a segurança jurídica e política e isto gera confiança para o empresário expandir seu negócio. O governador Mauro Carlesse tem trabalhado muito para gerar estabilidade no estado. E o cenário que Paraíso nos mostra que é possível promover o desenvolvimento econômico com a união de estado, município e os empresários. A cidade está de parabéns por ser um modelo de estabilidade e de incentivo ao desenvolvimento econômico para todo o Tocantins”, afirmou.