Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Durante a reunião, foram discutidas as etapas de implantação do selo “TO Seguro”

Durante a reunião, foram discutidas as etapas de implantação do selo “TO Seguro” Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Durante a reunião, foram discutidas as etapas de implantação do selo “TO Seguro” Durante a reunião, foram discutidas as etapas de implantação do selo “TO Seguro”

A retomada das atividades turísticas na Região Encantos do Jalapão depende da eficácia no atendimento aos protocolos de prevenção à Covid-19. Para preparar empreendimentos e profissionais deste setor para a reabertura das atividades, a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) vai implantar o selo “TO Seguro”.

As etapas de implantação deste projeto da Superintendência de Turismo foram apresentadas nesta quinta, 9, ao presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, e ao presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque Cordeiro. A reunião contou ainda com a participação de técnicos do Turismo, da Cultura e da Sics.

Na próxima semana será iniciada a primeira etapa de orientação aos profissionais e setores do turismo para a retomada das atividades durante a pandemia. Mateiros, Ponte Alta e São Félix serão os primeiros municípios a serem visitados. Ao longo de uma semana, a equipe da Adetuc/Sics vai atuar na implantação dos protocolos e apresentar o selo “TO Seguro”. Em seguida, os demais municípios do Jalapão serão atendidos e, a partir de agosto, o treinamento chegará ao Cantão, Ilha do Bananal e Serras Gerais.

“É importante ressaltar que terá direito ao selo ‘TO Seguro’ somente os estabelecimentos que passarem por este processo de qualificação”, ressaltou a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares. A gerente de Qualificação Técnica, Tânia Márcia, lembrou que os responsáveis por cada empreendimento receberão cópia do protocolo e assinarão um termo de responsabilidade quanto a sua aplicação.

O público alvo desta mobilização são as agências de viagens, os atrativos turísticos, os meios de hospedagem e alimentação, os guias e condutores de turismo, as transportadoras turísticas, sendo que foram elaborados protocolos específicos para todos estes segmentos. Com apoio da Sics, as orientações também chegarão ao comércio em geral.

Além da prevenção ao novo coronavírus, o selo visa aumentar a competitividade do destino. Por isso, também será realizado diagnóstico dos equipamentos turísticos por meio de questionário e o cadastramento de empresas junto ao Cadastur, programa do Ministério do Turismo que visa promover a formalização e legalização dos fornecedores de serviços turísticos.

“O governador Mauro Carlesse entende que o papel da Adetuc é este, de orientador, já que todo o trade turístico precisa estar preparado para receber os visitantes dentro de uma nova realidade, mas tenho certeza que teremos um alto nível de adesão ao ‘TO Seguro’”, disse Tom Lyra, enquanto Sebastião Albuquerque ressaltou que o Naturatins fará a fiscalização posterior e enfatizou que o Parque Estadual do Jalapão só estará aberto a visitantes testados para a Covid-19.