Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Secretário Tom Lyra com a diretoria do Sindicato Rural de Araguaína

Secretário Tom Lyra com a diretoria do Sindicato Rural de Araguaína Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Secretário Tom Lyra com a diretoria do Sindicato Rural de Araguaína Secretário Tom Lyra com a diretoria do Sindicato Rural de Araguaína

A diretoria do Sindicato Rural de Araguaína esteve reunida nessa quarta-feira, 15, com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, para buscar apoio visando a realização da 52ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) que deverá acontecer na forma presencial e/ou digital. A reunião contou ainda com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

A Expoara é realizada tradicionalmente no mês de junho e foi adiada para evitar a propagação da covid-19. Conforme explicou o presidente do Sindicato, Wagner Borges, a proposta é promover a exposição no mês de outubro na forma digital e/ou presencial.  E, para a concretização do evento, o Sindicato pediu o apoio do Governo do Tocantins através de incentivo fiscal e  pagamento de emendas parlamentares. 

O presidente do Sindicato defendeu que a Expoara é um dos maiores eventos do segmento do agronegócio no estado que ajuda a fomentar o comércio da região. O evento movimenta em torno de R$ 60 milhões de reais por edição, contando com programação técnica, comercial, cultural e artística.

“Esta é a oportunidade de darmos uma resposta à nossa população, aos empresários que tanto vem sofrendo com os reflexos da pandemia “, afirmou.O sindicato também fez parceria com a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) para trazer o comércio local para o evento.

O diretor técnico do Corpo de Bombeiros, Thiago Franco Santana, aconselhou que se o evento acontecer na forma física, não poderá haver aglomeração, explicando que por força de decreto, os shows também estão suspensos por causa da pandemia. “Precisamos pensar na distribuição de espaços para evitar a aglomeração, fazendo com que o evento seja viável”, reiterou.

Já a representante da Secretaria de Saúde do Tocantins, Perciliana de Carvalho, pediu prudência. “Precisamos avaliar  comportamento da epidemia no Estado  antes de decidir pela realização da Expoara da forma física ”, explicou.

O titular da Seagro, Thiago Dourado, colocou a pasta à disposição para ajudar a entidade a promover o evento na forma digital, aproveitando o modelo e a plataforma utilizada pela Agrotins Digital.

O secretário Tom Lyra destacou a importância do evento que contribui para o aquecimento da  economia. “Vamos avaliar a proposta e apresentar ao governador Mauro Carlesse e à Secretaria da Fazenda e Planejamento, mas acredito que o governador Mauro Carlesse tem total interesse em ajudar Araguaína a promover este evento tão importante para a retomada econômica, não só da região, mas de todo o Estado”, afirmou.