Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Felipe Meneses As cirurgias de catarata, começaram nesta terça-feira, 21, e seguem até a quinta-feira, 23 As cirurgias de catarata, começaram nesta terça-feira, 21, e seguem até a quinta-feira, 23

As cirurgias de catarata, começaram a ser realizadas, nesta terça-feira, 21, no Hospital Municipal de Colinas do Tocantins (HMC) e seguem até a quinta-feira, 23. Para os pacientes que, em sua maioria, são idosos, todos os cuidados estão sendo tomados, como o distanciamento de um metro e meio, distribuição de álcool em gel, e a recomendação de que todos estejam de máscara, ao aguardarem o atendimento. 

Ademar Alves de Lima, de 62 anos contou que já fez a cirurgia de um olho e hoje opera o outro. “Estou muito feliz, estou enxergando muito bem”.

As equipes de saúde do município realizaram a triagem dos pacientes e serão atendidas aproximadamente 400 pessoas, com 660 procedimentos cirúrgicos. "É muito gratificante ver tantas pessoas voltando a enxergar novamente”, disse o prefeito Adriano Rabelo.

Renato de Assunção explicou que, o programa surgiu de uma demanda da sociedade, o ministério da Saúde (MS), em pesquisa, aponta que mais de 35 milhões da população brasileira sofre com catarata, somente no Tocantins é em torno de 32 mil pessoas. “A Senadora então buscou recursos junto ao MS e procurou as prefeituras que tinham a capacidade de realizar o atendimento, e Colinas do Tocantins é uma delas, com hospital e toda a estrutura necessária”, destacou.

Programa

A senadora Kátia Abreu é a idealizadora do projeto: “Tocantins – Catarata Zero, que está atendendo pessoas de todo o Estado. Nesta etapa, o programa atende pacientes de Colinas do Tocantins e das cidades de Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Brasilândia, Couto Magalhães, Itacajá, Itapiratins, Itaporã, Juarina, Palmeirante, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Pau D’Arco e Tupiratins.