Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 3, uma lista contendo nomes de 176 médicos convocados para atuar em leitos de UTI do Hospital Regional de Araguaína (HRA) que não estão recebendo pacientes por falta de profissionais.

A convocação, segundo consta na portaria, é para atender a uma ordem judicial do último domingo, 2, para que o governo convoque profissionais de saúde para fazer funcionar integralmente os 17 leitos de UTI para tratamento da covid-19 na unidade. Pelo menos 7 UTI’s do HRA não estão recebendo pacientes.

Os médicos convocados deverão se apresentar à direção do HRA nestas terça-feira, 4, e quarta-feira, 5, para que os diretores possam aferir a aptidão e expertise concernente a prestação de assistência médica aos pacientes nos casos de urgência e emergência relacionados à covid-19.

O comparecimento pessoal é obrigatório, salvo, comprovadamente justificada a impossibilidade de comparecimento do profissional nas datas estabelecidas, tempestivamente, elucidando as razões para que seja designada nova data de apresentação.

Nesta segunda-feira, especialistas do HRA redigiram uma carta à Direção Técnica do hospital comunicando que que não há como preencher a escala da UTI Covid naquele hospital porque, entre outros motivos, os profissionais não estariam preparados para isso.