Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), publicará no Diário Oficial, desta sexta-feira, 7, o resultado final das eleições do Conselho de Política Cultural (CPC-TO) 2020/2022, que aconteceram no período de 27 a 29 de julho. A posse dos candidatos eleitos, que antes estava programada para acontecer no dia 28, foi antecipada para o dia 18 de agosto, e acontecerá através de webconferência.

Segundo a superintendente de Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro, a antecipação da data da posse aconteceu com o objetivo de dar agilidade aos processos burocráticos que dependem da formação do Conselho para prosseguirem. “Muitas ações do setor dependem da instituição do Conselho, principalmente, as ações relacionadas à Lei Aldir Blanc, portanto achamos justo e necessário que a posse dos candidatos fosse realizada o quanto antes”, destacou a gestora.

O processo eleitoral definiu os titulares e suplentes da Sociedade Civil, para os segmentos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Patrimônio Imaterial. Os segmentos de Patrimônio Material; Povos Indígenas; Teatro e Circo serão acionados para indicar os suplentes e o segmento de Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas para indicar titulares e suplentes.

A relação com os nomes dos eleitos pode ser conferida no anexo desta matéria, também no Diário Oficial desta sexta-feira, 7, ou ainda no site da Adetuc.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e Presidente da Adetuc, Tom Lyra, a reativação do Conselho de Política Cultural do Estado representa um importante avanço no setor cultural que envolve representantes de vários segmentos artísticos e da sociedade civil.

“O governador Mauro Carlesse orienta que o Estado promova a diversidade cultural. Nesse sentido, o CPC-TO irá garantir que este avanço seja efetivado como meio eficaz de se elaborar políticas públicas para o setor”, destacou Lyra.