Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os projetos de pesquisa podem contemplar qualquer área do conhecimento

Os projetos de pesquisa podem contemplar qualquer área do conhecimento Foto: Katriel Bernardes

Foto: Katriel Bernardes Os projetos de pesquisa podem contemplar qualquer área do conhecimento Os projetos de pesquisa podem contemplar qualquer área do conhecimento

Para apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação propostos por Programas de Pós-Graduação stricto sensu, de Mestrado e Doutorado de instituições de ensino do Tocantins, o Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) motiva a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) e das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) a participarem da chamada pública que concede bolsas no valor de R$ 70 mil. A data para submissão das propostas é até 27 de Agosto pelo (http://carloschagas.cnpq.br/).

O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os projetos de pesquisa podem contemplar qualquer área do conhecimento, contanto que incluam em suas características uma das áreas prioritárias, estabelecida na Portaria MCTIC nº 1.122/2020. Um dos critérios são propostas que gerem novos conhecimentos, produtos, serviços e processos; atuação em redes de pesquisa nacionais e/ou internacionais; parcerias e acordos com empresas e participação em redes tecnológicas ou existência de incubadoras de base tecnológica dentre outros.

O prazo para a execução das propostas é de até 60 meses, sendo seis meses para processo seletivo dos bolsistas, 48 meses de desenvolvimento da pesquisa e seis meses para elaboração de relatório. Para as bolsas de mestrado, o período para produção das pesquisas é de 24 meses, totalizando um tempo máximo de 36 meses para a aplicação do programa.

Objetivo geral

A chamada tem o objetivo de valorizar projetos de pesquisa científica em tecnologia e inovação de mestrado e doutorado. Além de promover o fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação com excelência, além de promover o desenvolvimento de capital intelectual para a pesquisa em ambientes, bem como fomentar o desenvolvimento de trabalhos com foco em resultados e na solução de problemas socioeconômicos do país. E ainda incentivar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de ciência básica e fundamental.