Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prefeita Lires Ferneda, à esquerda, e vereador Saboinha Júnior; adversários nas urnas em novembro (Foto: Montgem)

Em Guaraí, a cerca de 150 km de Palmas, na região central do Estado, até o início do ano havia pelo menos 7 pré-candidatos às eleições municipais. As articulações foram se afunilando ao longo do ano até que restassem dois principais nomes fortes na disputa: a atual prefeita, Líres Ferneda (PSDB), pré-candidata à reeleição; e seu opositor, atual presidente da Câmara de Vereadores de Guaraí, Saboinha Júnior (SD).

Ferneda

A atual prefeita deverá disputar a reeleição em novembro mas sua pré-candidatura ainda é colocada pela oposição como uma dúvida, já que existe um questionamento jurídico em torno de seu nome.

Líres foi eleita em 2016 vencendo seu antecessor, Francisco Júlio, que por sua vez havia assumido a Prefeitura de Guaraí em 2014 após a cassação do ex-prefeito Genésio Ferneda, marido de Lires.

A situação gerou a dúvida jurídica a respeito da reeleição de Lires, mas a prefeita afirma que sua candidatura será viável. “A situação está sob análise da Justiça Eleitoral, mas advogados que já foram consultados garantem que minha candidatura será viável porque não há jurisprudência nesse sentido”, afirma Lires.

A prefeita disse ainda que sua gestão tem boa aceitação entre os eleitores de Guaraí e que não há motivo para que não possa ser candidata à reeleição, uma vez que seu mandato não foi continuação do mandato do marido. “Eu não fui sucessora do mandato do Genésio; eu venci e sucedi o Júlio que assumiu a prefeitura após uma cassação injusta do Genésio, inclusive com testemunhas falsas, mas não vem ao caso. O fato é que estou focada no trabalho por Guaraí agora. Minha gestão tem uma boa aprovação na cidade e estamos focados em continuar o trabalho até o fim do ano”, avaliou a prefeita.

Saboinha

O nome da oposição é o do vereador Saboinha Júnior, que atualmente é presidente da Câmara Municipal.

Em entrevista ao Conexão Tocantins, Saboinha confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Guaraí em composição com o também vereador Cláudio Alencar (PDT) como vice. “Nós fizemos um pré acordo em abril… quem tivesse mais popularidade entre o eleitorado sairia como candidato e o outro como vice”, resumiu Saboinha.

Alencar chegou a concorrer à prefeitura em 2016, mas perdeu para Lires Ferneda, ficando em 3º lugar, com 18,2% dos votos válidos. Já Saboinha, por sua vez, vai disputar a cadeira do Executivo pela primeira vez.

Por enquanto, segundo Saboinha Júnior, a aliança da oposição se resume à SD e PDT. Mas até a data da convenção novas conversas podem resultar em mais partidos aliados.