Já em clima de pré-campanha, em Miracema do Tocantins a disputa em torno do cargo principal no município nas eleições deste ano conta com quatro pré-candidatos. São eles: o atual prefeito Saulo Milhomem (PP), Maria Bala (PTB), Pedro Quixabeira (Patriotas) e Camila Fernandes (MDB).
Em sexto mandato como vereadora, Maria Bala (PTB) deve concorrer, desta vez, à Prefeitura da cidade. Segundo a parlamentar o planejamento para as eleições estão sendo definidos desde março, quando o professor Bernardo Klepa (PSC) se uniu ao PTB e decidiu que iria sair como vice de Maria Bala. “Identificamos uma força ampla em áreas que precisávamos como Juventude, Esporte e Educação. Assim professor Bernardo assumiu a pré-candidatura junto comigo”.
A pré-candidatura vem levantando a bandeira da saúde, que já era defendida pela vereadora. “Somando-se a isso queremos lutar pela gestão pública, educação, juventude, planejamento social, empreendedorismo, esportes e cultura. Defendemos a igualdade. Trabalharemos priorizando tudo. Um trabalho de equilíbrio social só acontece quando se enxerga todas as pastas em igualdade de trabalho, fomento e evolução. Faremos o máximo para que nossos cidadãos obtenham a dignidade em morar felizes e trabalhando na primeira capital Tocantins”.
Outro pré-candidato é o atual prefeito Saulo Milhomem, que assumiu o cargo após
a morte de Moisés Costa (PRB ), em agosto de 2018.
No início do ano Saulo recebeu o apoio do ex-deputado federal e atual Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César
Halum. "Estou muito
feliz por tudo que está acontecendo. Estamos recebendo lideranças, conversando
com partidos, e ao mesmo tempo cumprindo o nosso papel de bem administrar a
cidade, e tenho certeza, que iremos construir um grande projeto para o futuro
de Miracema com a participação de todos", comentou na época o prefeito que
deve compor a chapa com maior quantidade de partidos na coligação.
Segundo Saulo, sua intenção caso seja eleito é promover o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, e usufruir do potencial da cidade para o turismo.
"É importante lembrar que iniciamos um mandato com o Moisés. Juntos, fizemos um plano de governo que foi eleito. Executamos o máximo possível dentro do que estava proposto e, a proposta quando eu mantive o plano iniciado com Moisés, foi o de cumprir com a primeira etapa do nosso planejamento e assim equilibrar a nossa administração. O passo, agora, é avançar".
Do Patriota, o empresário Pedro Quixabeira que mora em Miracema desde 89, também está na disputa à Prefeitura Municipal. Quase novato na política (foi candidato à vereador em 2008) se desligou recentemente da presidência da Associação Comercial da cidade, a ACIAM, para concorrer ao Executivo.
Com o objetivo de formar uma chapa mais forte, Quixabeira diz que está em negociação com algumas siglas e que falta pouco para definir quem serão os partidos aliados. Segundo ele, as conversas giram em torno do PL e do Solidariedade.
"Enquanto pré-candidato enxergo uma enorme oportunidade de cuidar da comunidade de Miracema. Entendo que a política é o meio mais próprio para se desenvolver uma cidade, um povo. É através da segurança jurídica que o poder público pode transferir para atrair empresas para o município o que contribuirá para a geração de empregos e renda tirando do poder público o peso de carregar sozinho os problemas naturais da cidade", diz.
A viúva do ex-prefeito Moisés da Sercon, Camila Fernandes, aceitou o convite do MDB para disputar a Prefeitura de Miracema e deve disputar contra o ex-aliado de seu marido. Camila é subtenente da Polícia Militar e enfermeira concursada do Estado e não respondeu aos questionamentos da reportagem.