Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Prefeito de Santa Rosa e o secretário Tom Lyra durante encontro para tratar sobre Lei Aldir Blanc

Prefeito de Santa Rosa e o secretário Tom Lyra durante encontro para tratar sobre Lei Aldir Blanc Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Prefeito de Santa Rosa e o secretário Tom Lyra durante encontro para tratar sobre Lei Aldir Blanc Prefeito de Santa Rosa e o secretário Tom Lyra durante encontro para tratar sobre Lei Aldir Blanc

Com objetivo de obter informações a respeito da Lei Aldir Blanc que disponibiliza recursos emergenciais para o setor cultural, o prefeito de Santa Rosa do Tocantins, a 166 km de Palmas, Ailton Araújo, esteve reunido nesta sexta-feira, 28, com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra. Na oportunidade, o secretário informou os critérios para obtenção do auxílio emergencial por meio da Lei Aldir Blanc.

De acordo com o prefeito Ailton Araújo, o Festival de música folclórica do município chega a sua 18ª edição, e que devido a pandemia do novo coronavírus, esta edição será realizada de forma virtual para evitar aglomerações e proliferação da doença. “Nossa intenção é realizar o primeiro festival de música folclórica online, então com advento da Lei Aldir Blanc, queremos o aproveitamento desses recursos e parceria do Governo para realização do evento para a valorização dos nossos foliões, respeitando os protocolos sanitários de controle da covid-19”, comentou.

Segundo o prefeito, o evento é realizado, todos os anos, no mês de maio, mas em função da pandemia será realizado no período de 31 de outubro a 1º de novembro. O evento reúne participantes de 16 cidades da região sudeste e de outros Estados, e visa preservar as tradições tocantinenses a exemplo das folias de Reis, do Divino Espírito Santo, de N.Sa. do livramento, além das congadas, dança de tambor, dentre outros. “O evento fomenta o turismo e movimento a economia da nossa região, reunindo mais de 15 mil pessoas no período do festival”, destacou Araújo.

Para o secretário Tom Lyra, o governador Mauro Carlesse é um grande incentivador da cultura do Estado, garantindo apoio e incentivando os municípios que buscam preservar as manifestações culturais do Estado. “Ailton foi o primeiro prefeito a nos trazer propostas para obter os benefícios da Lei Aldir Blanc.  Essa atitude é muito importante, pois demonstra o compromisso dele com seu município na preservação da cultura local. A Adetuc está à disposição dos municípios para prestar esclarecimentos e apoio necessário”, concluiu Lyra.

Lei Aldir Blanc 

A Lei prevê ajuda emergencial ao setor cultural por conta dos impactos da pandemia do coronavírus (covid-19). Para o Tocantins, a previsão de repasse é em torno de R$ 35 milhões, dos quais 20% serão destinados a chamadas públicas de apoio a projetos culturais, prêmios e aquisições de bens e serviços.