Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: iStock/ Getty Images

Foto: iStock/ Getty Images

Fumar é um fator decisivo para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças pulmonares, cardiovasculares e cânceres. Com foco na prevenção de doenças e no auxílio de dependentes químicos, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) dá visibilidade ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado neste sábado, 29. 

Integrante a estrutura da Secretaria, o Núcleo Acolher trabalha com atendimento a adictos e dependentes químicos, com foco em facilitar as vias de entrada à recuperação, para que por meio de atendimento e orientação especializada este vício seja evitado, tratado e acompanhado.

O tabagismo é uma doença crônica ocasionada pela dependência à nicotina presente nos produtos que possuem ou são provenientes do tabaco e é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência a nicotina; 56,9 bilhões de reais são perdidos a cada ano devido a despesas médicas e perda de produtividade; e 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas.

À frente do Núcleo Acolher, Ronan Dorneles, afirma que o tabaco é uma droga legalizada que se mascara de algo leve e controlável, mas que causa, a médio e longo prazo, problemas sérios, levando inclusive ao óbito. “As pessoas se deixam enganar, por seus efeitos colaterais não serem imediatos, mas são inquestionáveis os resultados devastadores dessa droga à vida”, assegura.

Busca Por Ajuda 

Na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), o tabagismo integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa. Segundo a Coordenadoria Estadual do Programa do Tabagismo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES), no ano de 2019, 1.084 pessoas buscaram ajuda para se livrar da dependência química do tabagismo.

A coordenadora do Programa do Tabagismo no Tocantins, Andréa Alves, explica que esta é uma doença resultante da dependência à nicotina que é encontrada em todos os derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, cigarro eletrônico, entre outros). “Além disso, as substâncias presentes na composição dos produtos do tabaco causa cerca de 50 doenças dentre elas vários tipos de cânceres, doenças do aparelho respiratório, doenças cardiovasculares, entre outras doenças tabaco-relacionadas”, afirma. 

Cigarros Eletrônicos e Narguilé

Outros são os tipos de uso desta droga, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF’s), muito utilizado pelos jovens atualmente, não são seguros e possuem substâncias tóxicas além da nicotina. Desta forma, o cigarro eletrônico pode causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatites e câncer.

O médico da Seciju, doutor Osvaldo Pinto Neto, explica que são muitos os estudos e evidências que indicam que fumar narguilé e cigarros eletrônicos podem trazer riscos semelhantes, ou mesmo maiores, que outras formas de uso de tabaco, danificando a saúde de seus usuários. “É muito alta a concentração de nicotina nesses produtos. Por exemplo, uma hora de uso do narguilé é equivalente a 100 cigarros comuns. E os jovens encaram o hábito como moda e algo moderno, sem notar que estão prejudicando a si próprios e outros, os chamados fumantes passivos”, afirma. 

Campanha Nacional

A Campanha deste ano traz como tema “Tabagismo e Coronavírus (Covid-19) ” e alerta a população brasileira sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para transmissão do Coronavírus e para o desenvolvimento de formas mais graves da Covid-19, estimulando assim que fumantes parem de fumar e promovendo também a desistência da iniciação do consumo de produtos de tabaco por crianças, jovens e adolescentes.

Apoio ao Paciente

Atualmente, 51 municípios estão cadastrados no Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), sendo 108 unidades de saúde com oferta do tratamento especializado ao fumante no estado do Tocantins.

Andréa Alves explica que o tratamento da dependência do tabagismo é disponibilizado pelo SUS por meio do Programa Nacional do Controle do Tabagismo. “Há acompanhamento multiprofissional, materiais de apoio e medicamentos gratuitos. Os tabagistas que desejam parar de fumar poderão procurar suas Unidades de Saúde de referência para cadastramento nos grupos de atendimento”, informa.

O modelo de tratamento é composto por consulta de avaliação clínica, abordagem cognitivo comportamental e apoio medicamentoso quando necessário, com possibilidade de ser realizado em grupo ou individualmente com encontros semanais (no 1º mês), quinzenais (no 2º mês) e mensais (do 3º ao 12º mês, para manutenção e prevenção de recaída).

Núcleo Acolher

No Tocantins, o Núcleo Acolher está localizado em Palmas, na quadra 704 Sul, Alameda 20, QI 24, Lote 22. Nele há uma equipe de atendimento multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, enfermeiro e pedagogo para atender dependentes químicos e às suas famílias. Mais informações sobre o Núcleo Acolher pelo telefone 63 3214-6104.