Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Sebrae

Foto: Sebrae

Uma plataforma que reúne dados, eventos, empresas, investidores e legislações que envolvem o ecossistema digital tocantinense - esta é a proposta do Tocantins Digital, lançado na noite dessa sexta-feira, 28, em uma live realizada pelo Sebrae. O evento digital encerrou a programação da Maratona do Empreendedor, que começou na última segunda-feira, 24.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos, o TODI vem sendo trabalhado desde o início deste ano pelo Sebrae, com o apoio de vários atores e instituições. "A implantação é um marco para o ecossistema digital do Estado. A ferramenta busca conectar, aproximar, convergir e informar aqueles que tem interesse em negócios 100% digitais”, afirma.

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, destacou o quanto a ferramenta irá fortalecer o desenvolvimento tecnológico do Tocantins. "Esse é um dos principais intuitos dessa ferramenta e de todo o projeto que a envolve, além de favorecer a inovação e o empreendedorismo em negócios digitais. Certamente a integração entre academia e o mercado será um grande avanço, inclusive para atração de novos investidores”, comentou.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro completou, afirmando que o TODI reúne em um só lugar todos os atores deste ecossistema. “Isso nunca havia sido feito antes no Estado. Agora, incubadoras, aceleradoras de empresas, núcleos de inovação e tecnologia, universidades, instituições financeiras, governos, associações, enfim, todo o movimento de inovação do Estado, estarão reunidos. Tenho certeza que vamos sanar as dores que até então não eram tratadas”, completa.

Os reitores da UFT e Unitins, Luiz Eduardo Bovolato e Augusto Rezende, também participaram do lançamento, e destacaram o quanto o TODI irá atender e beneficiar os alunos e demais atores da academia que empreendem através da inovação tecnológica. “O digital é um caminho sem volta. E essa plataforma será importante por permitir o desenvolvimento e interação de vários atores da cadeia tecnológica”, afirmou Bovolato.

“A gente acredita que as ações e projetos de inovação e tecnologia dos nossos alunos se tornarão produtos que serão submetidos às incubadoras e com certeza gerarão produtos de mercado”, completou o reitor Augusto Rezende.

Além do presidente e diretores do Sebrae, e dos reitores da UFT e Unitins, participaram do evento representantes do movimento de startups no Tocantins: Chambary Valley, Jalapão Valley e 153 Valley.

Maratona do Empreendedor

A programação da Maratona do Empreendedor começou na última segunda-feira, 24, e encerrou nesta sexta-feira, 28. Ao todo, foram 11 eventos, entre palestras, roda de conversa e oficina.

No total, o portal do Sebrae Tocantins recebeu quase 3 mil inscrições, de empresários de todo o Estado, interessados em aprendizados, inspirações e novas técnicas de empreendedorismo. E inspiração não faltou na programação, totalmente online e gratuita da Maratona, exibida ao vivo todos os dias pelo canal do Youtube do Sebrae.

Palestras de nomes renomados com Rick Chester, Alfredo Soares, Gil Giardelli, Luiz Barreto e Flávia Paixão integraram o time de especialistas das palestras magnas da Maratona do Empreendedor.