Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

A partir dessa quarta-feira, 9, as 76 unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Palmas retomam as atividades educacionais de forma online, por meio de teleaulas transmitidas pela televisão aberta, canal 5.2. As aulas presenciais da rede municipal estavam suspensas desde o mês de março, em atendimento a uma recomendação do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), em virtude da pandemia do novo coronavírus.

A retomada das atividades segue as diretrizes do Plano Educacional Emergencial que contempla a continuidade das aulas em modalidades não presenciais. O plano considera as aulas não presenciais, produzidas e ministradas pelos professores da rede municipal de educação, a ferramenta ‘Palmas Home School’ disponível na internet e no canal da Semed no YouTube, além de material impresso para quem não tem acesso à rede mundial de computadores.

Segundo a superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Semed, Anice Moura, a partir de agora, todas as atividades não presenciais a serem propostas aos alunos passam a ser contabilizadas como hora/aula para cumprimento da carga horária estabelecida pela legislação. “As teleaulas contemplarão todas as modalidades de ensino e o conteúdo e as atividades serão unificados, e seguem o mesmo padrão disponibilizado a todos os alunos da rede, independente da unidade escolar em que esteja matriculado”, disse.

Ainda segundo a superintendente, na grade de programação da televisão, as teleaulas terão entre 15 e 20 minutos de duração e as aulas serão veiculadas de segunda a sexta-feira, onde cada série/ano terá seu horário específico. “Teremos aulas inéditas pela manhã, que serão reprisadas à tarde, e estarão disponíveis também na ferramenta ‘Palmas Home School’ e no canal da Semed no YouTube. Dessa forma, a criança e/ou educando que perder a transmissão através da TV, terá a oportunidade de acessar o conteúdo integral online”.

As aulas na TV

Durante as teleaulas o professor vai explicar todos os conteúdos, os objetos de aprendizagem que serão trabalhados tanto nas atividades que serão postadas na ferramenta ‘Palmas Home School’, para que os alunos com acesso a internet respondam diretamente na ferramenta, quanto nas atividades impressas que estarão disponíveis nas unidades educacionais para os alunos que não têm acesso a internet.

“O diferencial máximo agora nesse processo é que o professor retomará o vínculo com o aluno, claro que de forma remota, mas ele entra como o mediador do conhecimento, aquele que fará o acompanhamento pedagógico do aluno verificando se o mesmo conseguiu responder todas as atividades, se conseguiu ter um bom aproveitamento para caso necessário”, afirmou Anice.

A superintende conta que as unidades educacionais já estão fazendo a divulgação para a comunidade escolar e para os responsáveis nos grupos de WhatsApp, nas suas contas de redes sociais, bem como por meio de informativos fixados nos muros das escolas. “Os pais/responsáveis que tiverem alguma dúvida podem buscar mais informações nas unidades educacionais”.

Como ajustar o canal de sua TV para sintonizar o canal 5.2:

Para ter acesso às teleaulas é necessário realizar uma atualização nos canais abertos do seu aparelho de televisão. Independente de marca, todos têm processos parecidos na busca de novos canais, basta acessar o menu pelo controle remoto e procurar a opção que mais se assemelha a ‘busca de canais’.

Em alguns televisores, esta opção se chama “Busca/Sintonia Automática”, “Programação de canais” ou “Atualização de canais”.
Depois de encontrar, é só clicar na opção e seguir as orientações da tela, aguardando até o final do processo. Ao concluir esta etapa, os novos canais da emissora já estão disponíveis.

Tags: Covid-19, Semed