Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mike Sena  Acordo de Cooperação Técnica tem como foco o Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI) Acordo de Cooperação Técnica tem como foco o Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI)

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, assinaram nesta segunda-feira, 14, na sede da instituição em Brasília (DF), um Acordo de Cooperação Técnica para o Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI) junto à iniciativa privada.

De acordo com o governador Mauro Carlesse, as futuras parcerias público-privadas influenciarão diretamente na vida do cidadão, daí a necessidade de buscar um apoio qualificado. “É uma satisfação muito grande estar aqui assinando uma parceria para esses grandes projetos. O Tocantins dá um passo muito maior para o seu futuro, principalmente para as pessoas que tanto precisam desses investimentos, que proporcionarão maior qualidade de vida para nossas comunidades. O Tocantins é muito forte, tem muito potencial, mas faltam parcerias e projetos para o futuro do Estado, principalmente do povo que está lá na roça”, ressaltou.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, pontuou que o banco desenvolve quase 80 projetos e tem R$ 200 bilhões em investimentos junto aos estados brasileiros. “O banco tem capacidade financeira, mas o grande gargalo que temos hoje para infraestrutura é um projeto bem modelado e bem concessionado. Hoje, a gente marca aqui o início da nossa relação de trabalho entre o BNDES e o Estado do Tocantins, focando nas concessões de parques florestais e a parte de saneamento. E sem dúvida nenhuma vamos participar dos próximos 30 anos do Estado. Esse é o papel do BNDES que pensa a longo prazo”, destacou.

O secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Quaresemin, destacou que o Programa Tocantins PPI prevê investimentos da ordem de R$ 9 bilhões que irão modernizar a infraestrutura do Estado e gerar milhares de empregos e oportunidades para empresários locais. “Essa parceria com o BNDES ampliará ainda mais o potencial do Tocantins PPI de atrair investidores nacionais e internacionais, confirmando a solidez e qualidade do nosso Programa”, assegurou.

O Tocantins PPI (criado pela Lei nº 3.666, de 13 de maio de 2020) prevê parcerias com a iniciativa privada em diversas áreas como, infraestrutura viária, saneamento, gestão de unidades de conservação como o Jalapão e o Cantão, entre outras frentes.

A reunião no BNDES foi acompanhada pelos secretários de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; da Indústria, Comércio e Serviços e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Tom Lyra; além do superintendente de Governo e Relações Institucionais do BNDES, Pedro Brun.