Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O objetivo da visita é conhecer um pouco mais sobre o sistema de coleta seletiva que funciona na cidade

O objetivo da visita é conhecer um pouco mais sobre o sistema de coleta seletiva que funciona na cidade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O objetivo da visita é conhecer um pouco mais sobre o sistema de coleta seletiva que funciona na cidade O objetivo da visita é conhecer um pouco mais sobre o sistema de coleta seletiva que funciona na cidade

A Diretoria de Políticas Ambientais (DPA) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) esteve na última quarta-feira, 23, na prefeitura do município de Marianópolis-TO. O objetivo da visita é conhecer um pouco mais sobre o sistema de coleta seletiva que funciona na cidade.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente do município, Ângela de Freitas Barbosa, a implantação do sistema passou por várias fases. “Inicialmente contamos com a adesão de parte dos comerciantes, e a partir daí a ideia foi levada para as escolas municipais, onde obtivemos sucesso com o projeto”. A secretária ainda destaca que “a motivação das crianças para trabalhar a coleta seletiva veio quando fizemos a proposta de prêmios ao final do ano letivo, e oferecemos as orientações necessárias através de palestras, oficinas e capacitações, tanto para os professores quanto para as crianças”.

O diretor da DPA da Semarh, Gregory Ribeiro Neves, ressalta que a visita técnica foi muito importante para o entendimento na prática sobre o funcionamento de todo o processo, desde a implantação até o efetivo funcionamento. “O município de Marianópolis destacou-se por ter um programa de coleta seletiva completo, onde envolve a comunidade, os comerciantes e as instituições educacionais locais, trabalhando a educação ambiental com as crianças”, pontuou. O diretor também destacou que “a coleta seletiva do município tem como embasamento o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), seguindo a risca todas as suas orientações”.

A coleta seletiva do município de Marianópolis servirá como base para a implantação em outras cidades do Tocantins, e todo o suporte será oferecido pela Semarh.

PERS

Em junho de 2017 a Semarh finalizou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-TO), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) cumprindo o que determina a Lei Federal n° 12.305/2010. O Plano é um instrumento normativo de planejamento e gestão, que norteia o Estado em suas decisões no enfrentamento dos principais problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

No referido documento foram traçadas diretrizes e metas, que incentivam os municípios a implantação e o compartilhamento de ações regionalizadas, com vistas à elevação das escalas de aproveitamento e à redução dos custos envolvidos.