Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O candidato do PROS à prefeitura de Palmas, professor Júnior Geo, pauta a questão da segurança pública. No seu programa de governo para a capital, uma de suas propostas é integrar um sistema de videomonitoramento em pontos estratégicos de toda a cidade. 

Pela Constituição Federal, a segurança pública é um direito e responsabilidade de todos. Por isso, Geo tem buscado contemplar no planejamento para gestão um plano de medidas que cabem ao Poder Executivo Municipal no quesito de prevenção e proteção ao crime, para que a prefeitura possa dar exemplo ao cidadão. 

O candidato destaca que o sistema de videomonitoramento além de desestimular a prática de delitos, pode ajudar a polícia a desvendar crimes e a identificar criminosos. “Como os pontos de grande circulação de pessoas concentram boa parte das infrações cometidas na cidade, a implantação desse tipo de sistema garante monitoramento das forças de segurança e ainda concede proteção às pessoas e ao patrimônio público”, disse.

Concurso da Guarda Metropolitana

Outra questão abordada pelo Plano de Governo foi referente ao concurso da Guarda Municipal, que por vezes foi previsto mas sem concretização. Geo defende a realização do certame de acordo com o levantamento de necessidades nas áreas técnicas da corporação.

Embora considere como importante essa seleção, o candidato ressaltou que se eleito, pretende capacitar e aparelhar a guarda, visando o cumprimento das rotinas de trabalho e obrigações, dentro da competência municipal, além de avaliar parcerias com outros poderes e instituições para realizar cursos de capacitação.