Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Os entornos de Palmas e do Parque Estadual do Lajeado serão novamente alvos da Operação Integrada de Fiscalização Contra os Incêndios Florestais. O trabalho será nesta quinta-feira, 15, e visa alertar a população da proibição do uso do fogo até o dia 13 de novembro, mesmo com as chuvas que têm caído em quase todo o Tocantins nos últimos dias.

A Operação Integrada é uma ação do Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com diversos órgãos que integram o Comitê Estadual do Fogo. Além de alertar para a restrição, as equipes de fiscalização vão percorrer áreas com focos de queimadas fotografadas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE).

O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, explicou que em muitos casos o fogo está sendo usado para limpeza de áreas de pastagem ou como preparo de solo para lavouras. Tais situações foram comprovadas em Dianópolis, onde as equipes de fiscalização estiveram semana passada durante mais uma Operação Integrada de Fiscalização.

“No Sudeste, a gente percebeu que queimou muito nos últimos dias, por isso a Operação foi pra lá”, destacou Alves. “Tanto é que vamos continuar naquela região, em Paranã, principalmente, com o trabalho via Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e a Brigada Municipal. Muitos focos foram avistados”, completou.

A Operação ainda tem apoio do Naturatins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), e Ministério Público Estadual, que também estão monitorando as propriedades via satélite, comprovando o uso do fogo esse ano. Em 2021, todas elas serão notificadas pelos órgãos de fiscalização.

O coordenador-adjunto destacou também que a fiscalização na Região Central continua, tendo por aqui o trabalho da Marinha do Brasil e a Guarda Metropolitana de Palmas – Ambiental.

Com as chuvas registradas no final de semana praticamente em todo o estado, muitos focos de queimadas foram extintos. Segundo a Defesa Civil Estadual, entre sexta-feira, 09, e segunda-feira, 12, foram registrados apenas 34 focos de calor, o que para dias atrás, esse volume era registrado em poucas horas.

A previsão da Defesa Civil Estadual é que as chuvas vão paralisar novamente nos próximos dias, voltando o sol intenso e a seca da vegetação, o que é propício para o fogo. “Pode ser que, com isso, muitos produtores rurais ou criadores de gado tenham a intenção de usar as queimadas. Porém, voltamos a alertar que essa é uma prática proibida até o dia 13 de novembro”, concluiu o tenente-coronel Alves.