Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O anúncio de que uma obra literária ganhará uma adaptação cinematográfica, costuma gerar nos leitores e telespectadores uma certa expectativa sobre a sua qualidade e o seu potencial em apresentar nas telas do cinema, tudo aquilo que consta nas páginas dos livros.

No entanto, existem diversos motivos que fazem com que a produção seja considerada ruim. Dessa forma, elencamos as principais obras consideradas como as piores adaptações de livros para o cinema,confira e descubra quais foram os pontos que as fazem compor essa lista.  Aproveite esses e muitos outros títulos nos melhores canais de filmes da SKY.

1.  Percy Jackson (2010 - 2013)

Os livros Percy Jackson, escritos por Rick Riordan se tornaram uma verdadeira febre entre os jovens e adultos por volta dos anos 2000. A sua narrativa gira em torno de contos de aventura, fantasia e mitologia grega.  As suas adaptações cinematográficas por sua vez, não tiveram uma recepção positiva por parte dos fãs da saga, mesmo que os filmes tenham sido considerados um sucesso de bilheteria. 

Entre as pessoas que mais detestaram as produções de Percy Jackson, está o próprio autor dos livros, que alega tamanha irresponsabilidade por parte dos produtores ao optarem por cortar tantos fatos importantes da história, modificando completamente a proposta inicial do enredo.

1.  O Hobbit (2012 - 2014)

Outro grande sucesso de venda nas livrarias do mundo inteiro, mas que deu muito errado quando foi parar no cinema, é a trilogia “O Hobbit”, escrito por J. R. R. Tolkien e adaptado por Peter Jackson. 

Os longas não agradaram os leitores por diferentes motivos, o primeiro deles é por conta da produção improvisada que foi ocasionada pela troca de diretores com o projeto ainda em andamento. O segundo se dá pela quantidade de filmes e pelo duração de cada um deles, um ponto negativo que acabou resultando em diversas cenas desnecessárias, tornando as produções um tanto cansativas.

2.  Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

O sétimo livro de uma das sagas mais famosas de todos os tempos, é considerado pela crítica, como um dos filmes mais infiéis à obra original da história do cinema. "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", aborda um dos momentos mais cruciais da história do bruxinho, mas o seu filme infelizmente ignora a maior parte das situações importantes vivenciadas no livro. 

A saga se encaminhava para o maior momento de tensão de sua história,  onde Lorde Voldemort estava cada vez mais forte, pronto para destruir Harry e seus companheiros, mas a direção achou mais interessante criar um clima de comédia romântica adolescente, ao invés de retratar os fatos com fidelidade.

3.  Por Lugares Incríveis (2020)

Um dos filmes mais aguardados da Netflix em 2020, tornou-se uma das maiores catástrofes para os fãs do livro. A obra literária “Por Lugares Incríveis” escrito por Jennifer Niven, narra  a história de dois adolescentes que iniciam um processo de amizade através de suas dores comuns. 

A principal queixa por parte dos leitores que assistiram ao filme, se dá pela ausência de sensibilidade da produção audiovisual, que mesmo explorando assuntos relacionados a saúde mental, não conseguiu despertar nenhum tipo de sentimento em seus telespectadores. Além disso, outro ponto negativo é a ausência de alguns personagens no filme, que são essenciais para a composição da história de forma geral.

4.  Death Note (2017)

Um dos animes e HQs mais famosos da história, ganhou em 2017 a sua adaptação cinematográfica, que de certa forma obteve uma repercussão aceitável de acordo com a proposta da produção. Apesar disso, os fãs da animação não deixaram passar certas diferenças entre a obra original e a adaptação, que não foram vista com bons olhos.

A principal reclamação do público envolve as características dos personagens principais, que em sua maioria foram todas modificadas, acarretando em uma mudança radical no enredo e no desfecho do filme.

5.  A Bússola de Ouro (2007)

A Bússula de Ouro é um livro de fantasia sobre um universo paralelo tomado por um regime moralista e conservador, que fez muito sucesso entre os leitores do gênero, sendo considerado como um dos filmes mais aguardados de 2007.

Entretanto, a sua produção foi uma grande decepção para os fãs. Embora tenha um elenco repleto de artistas renomados e um aspecto visual interessante, ainda assim o filme foi considerado um verdadeiro fracasso tanto no roteiro, como nas bilheterias, sendo amplamente criticado pelos principais portais de cinema do mundo.

6.  Fallen (2016)

A primeira obra da série de livros escrita por Lauren Kate, “Fallen” narra a história de Lucinda Price, uma jovem moradora de Helston (Inglaterra), que por volta de 1854 conhece o misterioso Daniel Grigori no colégio, por quem se apaixona perdidamente, mas o romance é impedido por um segredo que pode custar a sua vida.

A saga fez muito sucesso entre adolescentes ao redor do mundo e tornou-se um best-seller, sendo um dos mais vendidos nos EUA. A adaptação no cinema entretanto, deixou a desejar em vários sentidos, tanto nos efeitos visuais, como no roteiro e na sua divulgação.