Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Projeto Conexão Escola, proposto pelo candidato à Prefeito de Palmas, Tiago Andrino (PSB) e a candidata a coprefeita Nilmar Ruiz (PL), pretende conectar a educação de Palmas com o mundo. O objetivo do projeto é fazer com que alunos e professores estejam mais ligados na tecnologia e que as escolas troquem experiências e trabalhem de forma integrada.

A necessidade da implantação do projeto surgiu, segundo Nilmar, do desejo de ver a escola inserida no mundo globalizado e tecnológico. Mas para a candidata essa inserção não pode ser feita só na disponibilização do equipamento tecnológico, sendo necessário criar uma cultura digital e levar ela para dentro da sala de aula.

O projeto é explicado por Nilmar como um modelo onde os professores serão conectados no meio digital, e com isso uma comunidade de professores por área de conhecimento será criada. Com essa comunidade criada o processo de integração das escolas em uma rede tecnológica será colocado em ação e por fim o avanço da inclusão digital e potencialização do uso de dispositivos tecnológicos pelos professores e alunos.

“O Conexão Escola, será a solução para esse novo modelo educacional que já algum tempo se faz necessário e que agora com a pandemia se torna urgente. Irá preparar os professores para realmente usar a tecnologia para mudar a prática pedagógica e reduzir a distância da escola analógica e o mundo digital dos alunos. Vai conectar todas as escolas municipais e formar comunidades virtuais por área de conhecimento. O Conexão Escola vai ser modelo para o Brasil e teremos resultados fantásticos na educação dos nossos alunos”, explicou Nilmar.

O processo de implantação do projeto, segundo Nilmar, será feito por meio da capacitação semipresencial para os professores usarem a tecnologia durante a aula, do acesso à graduação e pós – graduação, visando elevar a escolaridade e conhecimento dos professores. Também será feito por meio de uma parceria com as Universidades e instituições de ensino que irão ampliar a oferta de cursos de formação e capacitação de professores, com o intuito de melhorar a prática pedagógica.