Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Candidato à prefeitura pela coligação “Palmas no caminho certo”, o professor Júnior Geo (PROS) tem como uma de suas propostas em seu Plano de Governo, a implantação de um Parque Tecnológico em Palmas, observando os setores produtivos mais estabelecidos e os mais promissores para a cidade e região.

Um parque tecnológico é um local em que se instalam empresas de diversos segmentos, tendo a tecnologia como foco de seus negócios. É um modo de unir a indústria, as universidades e o poder público, além de fomentar a economia da cidade.

“Investir em ciência e tecnologia é investir em conhecimentos, ideias e projetos para estimular o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental, o que reflete em melhorias para a nossa sociedade. É isso que quero para Palmas, desenvolvimento”, ressalta Geo.

O candidato propõe em seu Plano, alterar de forma a inovar, ampliar e democratizar a legislação existente sobre a área de ciência, tecnologia e inovação, buscando incentivar a participação dos mais diversos setores da educação, economia e poder público nas áreas da pesquisa científica e tecnológica, através de parcerias e cooperação.

Outras propostas da área

Além da proposta do parque, o Professor Júnior Geo tem outras propostas de modo a fomentar a economia, unindo tecnologia, ciência e inovação:

- Implementar o conceito de cidade inteligente (Smart City), através da elaboração de projetos que façam uso da tecnologia para promover o bem-estar dos moradores;

- Buscar parcerias com instituições de ensino para realização de programas de estágio ou de desenvolvimento de novas tecnologias para utilização do espaço destinado ao Parque Tecnológico.

- Criar projeto e programa para implantar laboratórios de Ensino de Ciências nas Escolas Municipais e a partir deste canal, estimular o desenvolvimento de parcerias com laboratórios privados e empresas de pesquisa tecnológica e informática;

- Fomentar mecanismos de estímulo à proteção de patentes de inovações no município junto aos organismos estratégicos: Sebrae, Senai, Senac, etc.;

- Criar prêmio de inovação, ciência e tecnologia voltado aos estudantes das escolas municipais;

- Criar incentivos fiscais a empresas privadas que desejam desenvolver projetos de inovação e empreendedorismo na capital;

- Realizar atualização tecnológica das unidades do Resolve Palmas para prestar os serviços com mais rapidez e eficiência.