Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O juiz da 29ª Zona Eleitoral de Palmas-TO, Lauro Augusto Moreira Maia, concedeu liminar determinando a imediata suspensão de uma pesquisa eleitoral que seria divulgada nesta terça-feira, 27, por divergências entre o questionário aplicado e o plano amostral registrado na Justiça Eleitoral, especialmente no quesito faixa etária dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada pela Lerigou Consultoria em Tecnologia LTDA entre os dias 22 e 23 de outubro, com previsão de que fosse divulgada hoje. O pedido de impugnação do registro da pesquisa foi feito pela coligação Palmas só melhora ! da candidata à reeleição Cinthia Ribeiro (PSDB).

De acordo com a decisão, o questionário aplicado aos entrevistados apresenta um grupo etário a mais que o registro da pesquisa. Enquanto que no registro constam as faixas etárias de 16 a 24 anos; 25 a 34; 35 a 44; 45 a 54; e 55 e mais, no questionário aplicado constam os seguintes grupos: 16 a 17 anos; 18 a 24 anos; 25 a 34 anos; 35 a 44 anos; 55 a 64 anos; 65 anos ou mais. “Da simples observação das imagens constantes da inicial, verifica-se a discrepância entre as informações constantes do plano amostral, em confronto com as constantes do formulário de pesquisa”, assinalou o juiz.

Também consta que a Lerigou Consultoria em Tecnologia LTDA havia registrado anteriormente outras duas pesquisas cujos resultados divergiram daqueles apresentados por outras pesquisas realizadas pelo Ibope, Real Time/ Big Data e Vetor.

Ao deferir o pedido de liminar suspendendo a divulgação da pesquisa, o juiz também determinou multa de R$ 53,2 mil, em caso de divulgação irregular.