Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes da Secretaria Nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPG/MMFDH), vieram ao Tocantins para firmar parcerias institucionais com foco na promoção de direitos humanos. Durante a viagem de dois dias, a agenda de compromissos cumpridos ontem e nesta quinta-feira, 5, incluiu reuniões com o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Procuradoria e com a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça.

"Nossa missão é trazer para o Estado os projetos da SNPG, como o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes e a formação para uso dos tratados internacionais no cotidiano, voltada aos defensores públicos. Também pretendemos conhecer pautas de interesse comum com o Governo Federal na temática de direitos humanos. Estamos felizes com a receptividade e com o alto grau de organização das instituições do Estado", afirmou secretário Alexandre Magno.

Em relação ao Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes, o secretário explicou que já há um projeto pronto para a criação desse núcleo, por meio de emendas parlamentares, em determinados órgãos públicos. "É um atendimento integral com psicólogos, assistentes sociais, analistas jurídicos, tudo para dar o apoio necessário à vítima de crime, para que ela receba toda a assistência para reverter o dano causado pelo crime, da forma mais completa possível", relatou o titular da SNPG.

Quanto a capacitação para o uso dos tratados internacionais em casos do cotidiano, a ação poderá ser desenvolvida por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que deverá ser assinado pelo MMFDH e a Defensoria Pública do Tocantins. O acordo já foi assinado com instituições do estado de Santa Catarina (SC), que desenvolverá o projeto-piloto, e de Minas Gerais (MG). A ideia é que essa formação também seja realizada em outros estados do País.

"Vemos o Ministério Público como um parceiro preferencial na luta pelos direitos humanos. Estamos visitando todas as unidades estaduais para fazer parcerias, conhecer as realidades, as demandas e para replicar boas práticas a respeito de direitos humanos", concluiu o secretário Alexandre Magno ao comentar que a SNPG tem atribuições muito semelhantes às do MP.