Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação O presidente da Adetuc, Tom Lyra, convidou o presidente Jair Bolsonaro para conhecer as belezas do Estado O presidente da Adetuc, Tom Lyra, convidou o presidente Jair Bolsonaro para conhecer as belezas do Estado

O Governo do Tocantins esteve representado no evento oficial de Retomada do Turismo, pelo presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra. A cerimônia realizada no Palácio do Planalto nessa terça-feira, 10, foi conduzida pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O ministro assinou portaria ministerial que institui os parâmetros para o desenvolvimento de programas, projetos e ações para a retomada do setor. Também lançou a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”. Diversos vídeos voltados à promoção dos destinos turísticos brasileiros serão veiculados com conteúdos específicos de cada estado, além do Distrito Federal.

“O Tocantins é parceiro nesta importante iniciativa do Governo Federal e acredita que o Brasil vai ser exemplo para outros países”, comemorou Tom Lyra, que aproveitou para convidar o Presidente para uma visita aos principais atrativos turísticos do Estado.

“Graças ao empenho do governador Mauro Carlesse, o Estado do Tocantins está retomando suas atividades turísticas”, lembrou o gestor tocantinense, ao ressaltar que os procedimentos de saúde e controle de acesso ao Jalapão estão funcionando plenamente e garantindo a segurança dos turistas e trabalhadores do setor. “As demais regiões turísticas também estão retomando suas atividades e estamos trabalhando para estimular este movimento”, completou.

O presidente da República, ao citar os impactos da pandemia no setor, destacou o empenho do governo federal em socorrer a cadeia produtiva que atua no segmento, enquanto Marcelo Álvaro citou que mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil já aderiram ao Selo Turismo Responsável e estão comprometidos com os protocolos de biossegurança.

Pacote

Liderada pelo Ministério do Turismo, a Retomada do Turismo é uma aliança que reúne esforços dos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S para que o turismo retome as atividades de maneira gradual e planejada, voltando a gerar emprego e renda no país.

O conjunto de ações tem iniciativas organizadas em quatro eixos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; promoção e incentivo às viagens. A meta é atingir resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano.

As ações incluem reforço na concessão de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor, realização de obras de melhoria da infraestrutura dos destinos turísticos, qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviços tanto na oferta de cursos para a adoção aos protocolos sanitários, quanto para melhoria do atendimento.

Segundo o MTur, a adesão à aliança Retomada do Turismo já conta com 32 entidades nacionais ligadas à cadeia produtiva. Cada instituição possui uma atribuição voltada para o retorno das atividades turísticas no País, apoiando, inclusive, a promoção das campanhas lançadas pelo Governo Federal.

Dados

Dados oficiais do Governo Federal apontam que o turismo responde por cerca de 8,1% do PIB e emprega cerca de 7 milhões de pessoas direta e indiretamente no Brasil.

Porém, as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 impactaram diretamente o setor. Na comparação com 2019, no primeiro semestre deste ano a Receita Cambial Turística acumulou queda de 37,2%; o saldo entre contratações e demissões na economia do turismo foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais; e o faturamento das atividades turísticas, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, teve retração de 37,9%.