Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A reunião buscou discutir a reorganização de fluxo de pacientes que dão entrada no HGP

A reunião buscou discutir a reorganização de fluxo de pacientes que dão entrada no HGP Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A reunião buscou discutir a reorganização de fluxo de pacientes que dão entrada no HGP A reunião buscou discutir a reorganização de fluxo de pacientes que dão entrada no HGP

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUP), Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Diretoria geral do Hospital Geral de Palmas (HGP), como também membros da Diretoria de Média e Alta complexidade do município Palmas, Unidade de Pronto Atendimento (UPAS) e demais profissionais de saúde, reuniram-se, nessa terça-feira, 1º de dezembro, na unidade hospitalar. Na ocasião, foi discutida a reorganização de fluxo de pacientes que dão entrada no HGP.

“Nos últimos meses estamos operando com capacidade máxima no pronto socorro. O HGP é referência para o Tocantins e Estados vizinhos, considerado unidade “porta aberta” e, com isso, a demanda tem aumentado exponencialmente nos últimos dias, principalmente da capital e do interior do Tocantins. Na sua maioria, são vítimas de acidentes de trânsito, mas também há casos menos graves que estão sendo encaminhados para a unidade hospitalar, ocasionando superlotação no setor de urgência e emergência. Por isso, estamos discutindo com o município de Palmas, uma maneira de reorganizar o fluxo de entrada destes pacientes, no intuito de diminuir a superlotação, visando dar manutenção das condições mínimas de atendimento, prezando sempre pela qualidade do atendimento e respeito ao paciente”, destacou o diretor técnico do HGP, Luciano Lopes.

Segundo a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Negre Sanches, "O objetivo da reunião foi alinhar o fluxo de assistência ao paciente na Rede de atenção às Urgências, considerando a complexidade e perfil nos níveis primário, secundário e terciário”. Logo em seguida, completou: “Além disso, esta reunião com os atores da rede proporcionou discussões que tratam de melhorias para a transferência de pacientes, evitando assim a superlotação de enfermos de baixa complexidade no HGP. Esta unidade é de média e alta complexidade e, por isso, a Porta de Entrada Hospitalar deve empreender esforços à assistência ao paciente de urgência e emergência no nível terciário".

Sobre a unidade

O Hospital Geral e Palmas (HGP) é considerado uma unidade de média e alta complexidade, sendo referência para o atendimento no Estado do Tocantins e municípios vizinhos, oferecendo 39 especialidades. Somente no pronto-socorro são atendidas em média dois mil pessoas por mês.