Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O procurador de Justiça Marco Antônio Bezerra tomou posse nesta segunda-feira, 14, como corregedor-geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO), para o biênio 2021/2022. A solenidade, realizada pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), marcou a última sessão conduzida pela procuradora-geral de Justiça Maria Cotinha Bezerra à frente do colegiado.

Marco Antônio Bezerra atua como corregedor-geral do MPTO desde 2019 e foi reconduzido ao cargo em eleição realizada pelo CPJ em 12 de novembro. Em seu discurso de posse, observou que o Ministério Público precisa manter atuação próxima à sociedade, assegurando garantias e interesses sociais. “Só o contato direto e contínuo do promotor de Justiça com os munícipes é que lhe traz a segurança e credibilidade para o desempenho de suas funções”, salientou.

A sessão solene também foi marcada pela primeira participação do promotor de Justiça Pedro Evandro Rufato em sessão do CPJ, como representante da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP). Rufato foi promotor-corregedor no biênio 2019/2020 e tomou posse como presidente da ATMP na última sexta-feira, 11.

Durante a solenidade, a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha Bezerra, agradeceu a disponibilidade do procurador de Justiça Marco Antônio Bezerra em continuar à frente da Corregedoria-Geral do MPTO. “Marco Antônio tem uma história de comprometimento. Aliado a essa dedicação, tem conhecimento jurídico e estofo intelectual que agregam qualidade ao seu trabalho e o fazem respeitado e admirado pelos colegas”, ressaltou.

A PGJ aproveitou o momento para agradecer aos membros e servidores do Ministério Público por esses doze meses nos quais esteve à frente da Procuradoria. Cotinha também expressou apoio incondicional, como membro do Ministério Público, ao seu sucessor, o promotor de Justiça Luciano Casaroti, que será empossado como PGJ ainda nesta segunda-feira, 14.

“Eu não poderia agir de forma diferente, o membro que sentar nessa cadeira precisa ter o apoio de todos os colegas”, declarou. 

A solenidade de posse do corregedor-geral Marco Antônio Bezerra foi prestigiada pelo procurador-geral de Justiça nomeado, Luciano Casaroti, pelo corregedor-geral substituto José Maria da Silva Júnior, pelo promotor-corregedor Benedicto de Oliveira Guedes Neto e pela corregedora-geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Irisneide Ferreira dos Santos Cruz.

Ao final da cerimônia, o corregedor-geral Marco Antônio Bezerra anunciou que o promotor de Justiça Edson Azambuja atuará como promotor-corregedor pelos próximos dois anos.