O vereador Professor Davi Abrantes (PTB), presidente interino da Câmara de Vereadores de Gurupi marcou a votação para presidência da Casa para essa terça-feira, dia 5 de janeiro, a partir das 20h no Plenário Salomão Lustosa. A prerrogativa lhe é conferida pelo Regimento Interno da Casa por ter sido o vereador mais bem votado na cidade.
A eleição para o cargo deveria ter acontecido, na última sexta-feira, 1º de janeiro, mas por falta de iluminação no plenário, foi remarcada pelo presidente em exercício, durante a cerimônia de posse, após consulta à Procuradoria Geral da Casa de Leis.
A remarcação da eleição foi contestada por um grupo de vereadores que, sem legitimidade para tal, fizeram uma eleição que acabou sendo anulada pela juíza de Direito plantonista, Keyla Suely da Silva que declarou inválido o ato, sendo que os 8 vereadores infringiram o artigo 11 do Regimento Interno que prevê que a sessão de escolha dos membros da Mesa Diretora e Comissões Permanentes só pode acontecer sendo presidida pelo vereador mais votado do pleito e as devidas publicidades do ato.
Em entrevista coletiva realizada hoje pela manhã, Davi Abrantes esclareceu o caso e declarou que deve zelar para que tudo ocorra conforme legislação interna e a Lei Orgânica. "Além de ser escolhido para representar os vereadores, represento o povo que me elegeu e por isso devo lutar sempre para que tudo ocorra conforme a lei. Não devemos usurpar o processo democrático, pois é ele que nos garante um trabalho e uma vida justa como cidadãos", disse.
A entrevista foi concedida no Centro Administrativo da Prefeitura da cidade, um pouco antes da solenidade de posse dos novos secretários que trabalharão durante o governo da prefeita Josi Nunes (PROS). "Hoje foi um dia muito importante para Gurupi. Fiz questão de cumprimentar todos os secretários que tomaram posse, uma equipe muito boa, escolhida pela prefeita Josi, baseada em critérios técnicos. Com pessoas qualificadas e que com certeza lutarão para transformar Gurupi numa cidade melhor", concluiu Davi.