Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio recebe título de cidadão tocantinense

Secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio recebe título de cidadão tocantinense Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio recebe título de cidadão tocantinense Secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio recebe título de cidadão tocantinense

O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Tocantins, por iniciativa da deputada estadual Luana Ribeiro, com o título de cidadão tocantinense. O título foi concedido por meio da lei nº 3.758, de 4 de janeiro de 2021 e publicado no Diário Oficial do Tocantins nesta última segunda-feira, 4.

O Título foi criado para homenagear pessoas que não possuem vínculos com o Estado e prestam relevantes serviços à população.  Cristiano Sampaio assumiu o cargo de Secretário de Segurança Pública do Tocantins em janeiro de 2019.

"É com muito orgulho que recebo esse título. Fazer parte do Tocantins, vivendo e ajudando o Estado na sua segurança já é uma grande honra! Agora fazer isso como um cidadão tocantinense é um orgulho muito maior", ressaltou o secretário.

Sampaio registrou ainda seus agradecimentos à deputada Luana Ribeiro, autora da proposta, a todos os deputados que a aprovaram e, sobretudo, ao governador Mauro Carlesse, pela oportunidade de fazer parte desse Estado, pela oportunidade de poder contribuir com a sua segurança.

Perfil

Delegado de Polícia Federal e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Cristiano Barbosa Sampaio é especialista em Direito Processual Civil e Processual Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Antes de assumir o cargo na Polícia Federal, em 2003, onde também atuou como superintendente regional no Maranhão e foi coautor do Manual de Planejamento Operacional da Polícia Federal (2007), foi juiz de direito no Estado da Bahia. Exerceu os cargos de diretor de operações e secretário substituto na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, órgão onde foi responsável ainda pela Coordenação Nacional de Segurança Pública da Copa do Mundo 2014 e Coordenação de Segurança Pública dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro. Em 2017, atuou como secretário substituto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Entre os anos de 2017 e 2018, exerceu as funções de secretário adjunto e, posteriormente, de secretário de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (DF), onde presidiu o Comitê Executivo do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, política pública que resultou na redução de mais de 38% dos homicídios e mais de 20% dos crimes contra o patrimônio na Capital Federal. Ainda em Brasília-DF, participou das discussões para criação do Sistema Único de Segurança Pública - SUSP, da Política Nacional de Segurança Pública e das discussões para criação do Plano Nacional de Segurança Pública, em 2018, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública