Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), por meio de nota da sua presidente, Suzi Francisca, repudiou a demissão do ex-presidente do Sinpol-PE, Áureo Cisneiros Luna Filho, determinada pelo governador Paulo Câmara (PSB) e divulgada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, na última terça-feira, 5.

Segundo o Sinpol-TO, Áureo atuou, de forma legítima, como presidente do Sinpol-PE, entre os anos de 2014 e 2020, onde "lutou bravamente pelos direitos dos Policiais Civis, inclusive na sua gestão a categoria obteve a maior conquista salarial da Polícia Civil do Estado", afirma o sindicado na nota. 

Ainda segundo a nota de repúdio, que foi divulgada pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), a demissão foi motivada por um processo administrativo que tramitou na Corregedoria de Polícia do Estado, cuja competência, segundo o Sinpol-TO, é julgar eventuais desvios funcionais de profissionais. A entidade classista do Tocantins destaca que essa não era a situação em que se encontrava Áureo Cisneiros, "visto que ele estava liberado, com o amparo da lei, para a atividade sindical e o exercício de mandato classista”, afirma.

Diante do ato, o Sinpol-TO afirma que a decisão do governador fere os direitos dos servidores que necessitam de representatividade para ter as suas prerrogativas garantidas. "É inadmissível que além dos percalços enfrentados diariamente, os profissionais tenham que sofrer retaliações da Administração Pública que deveria atuar como uma aliada junto às entidades classistas para assegurar a valorização da categoria e assim contribuir para entregar um serviço de qualidade à população", conclui o Sinpol-TO.