Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Tom Lyra é secretário de Indústria e Comércio e presidente da Adetuc

Tom Lyra é secretário de Indústria e Comércio e presidente da Adetuc Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Tom Lyra é secretário de Indústria e Comércio e presidente da Adetuc Tom Lyra é secretário de Indústria e Comércio e presidente da Adetuc

O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (Adetuc), Tom Lyra, negou que tenha afirmado que renunciaria ao cargo de presidente do Conselho Estadual de Cultura (CPC). “Que renúncia? Isso é fake News!”, definiu.

A notícia de que Lyra renunciaria ao cargo foi divulgada pelo Mobiliza Tocantins – movimento formado por instituições representantes de diversos segmentos da cultura no Tocantins. De acordo com o Mobiliza, Tom Lyra teria comunicado sua renúncia durante videoconferência de assembleia ordinária do CPC, realizada na última quarta-feira, 20.

Segundo o movimento, o presidente teria cedido às pressões da classe artística que, desde a implantação do CPC, solicita a renúncia de Lyra. “Para a classe, é muito contraditório o gestor da pasta da cultura no Estado ser também gestor do Conselho, que tem a função principal de fiscalizar e dar transparência à utilização dos recursos da cultura”, divulgou o Mobiliza em nota à imprensa.

Segundo o presidente, a informação não é verdadeira. “Não houve isso. Em momento nenhum durante a videoconferência eu falei em renúncia. Onde está registrado isso? A conferência está gravada. Eu não falei em renúncia”, justificou Lyra.

Tom Lyra responde também pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). De acordo com o material divulgado pelo Mobiliza Tocantins, além de comunicar a renúncia, Lyra também teria anunciado a possibilidade de deixar a gestão da Adetuc em breve, gerindo apenas a pasta da SIC.

O gestor negou. “O que foi dito é que eu vou ser substituído na gestão da Adetuc pelo Jairo Mariano [ex-prefeito de Pedro Afonso]. Estamos apenas fazendo o processo final de transição. Como, geralmente, quem preside o Conselho é o presidente da Adetuc, com a minha saída, automaticamente, também deixaria a presidência do CPC. Mas em momento nenhum falei em renúncia”, explicou Lyra.